De guia a esposa: casal se conheceu através de projeto que incentiva pessoas cegas no esporte

No 25° episódio do podcast Vá Para a Corrida, o apresentador Henrique Zanotto recebeu o casal Marco e Rosangela Laurindo, ambos são do Projeto Sexto Sentido, que tem como objetivo promover a corrida para pessoas com deficiência visual.

Marco e Rosangela Laurindo do Projeto Sexto Sentido e Henrique Zanotto no podcast Vá Para a Corrida

Marco e Rosangela Laurindo do Projeto Sexto Sentido e Henrique Zanotto no podcast Vá Para a Corrida – Foto: Iago Carvalho

Em 2012, durante uma ultramaratona, um pequeno grupo de atletas cegos e guias discutia uma ideia que mudaria a vida de muitos: como capacitar mais guias para que pessoas com deficiência visual pudessem descobrir o prazer e os benefícios da corrida de rua. O que começou como uma conversa se transformou em uma iniciativa que, mais tarde, daria origem ao Projeto Sexto Sentido.

Hoje, a associação sem fins lucrativos promove a prática da corrida guiada para pessoas com deficiência visual, defendendo o direito de todos no esporte. “Acreditamos que todos têm o direito de participar plenamente do esporte e desfrutar dos benefícios físicos, mentais e sociais que a corrida pode proporcionar. Esta atividade tem sido uma poderosa ferramenta de inclusão”, afirma Rosângela, uma das representantes do projeto.

Os números reforçam a importância da iniciativa. No Brasil, cerca de 6,5 milhões de pessoas convivem com deficiência visual severa, das quais 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões enfrentam grande dificuldade para enxergar (3,2%). Para esse público, a corrida guiada vai além do exercício físico e também é uma oportunidade de inclusão, interação social e melhora na qualidade de vida.

O Projeto Sexto Sentido é uma prova de que a união de forças e a solidariedade podem transformar vidas, oferecendo mais do que um esporte, mas um caminho para superação e conexão humana.

Amor à primeira corrida

Marco e Rosangela Laurindo em corrida

Marco e Rosangela Laurindo em corrida – Foto: Arquivo pessoal

O casal de corredores se conheceu em 2015, após Marco, que perdeu a visão em 2010, entrar no projeto. O ex-servidor público da prefeitura de Florianópolis era guiado pelo filho de Rosângela, que, por conta de um compromisso, acabou pedindo para sua mãe substituí-lo.

“Eu era guiado pelo filho da Rosângela no Sexto Sentido, mas quis o destino que ela me guiasse uma vez, em 2015. O resultado? Até hoje ela me guia. Ela é o amor da minha vida”, disse Marco.

O atleta ainda revelou que não tinha hábitos saudáveis até perder a visão e que mantinha uma rotina sedentária. Além da integração e da sorte no amor, Marco passou a cuidar muito mais da saúde física e mental desde que entrou no projeto.

Guias do Projeto Sexto Sentido

Para quem tem interesse em ter uma vivência — como os membros do projeto chamam a experiência de guiar um corredor — basta se inscrever pelo Instagram do Sexto Sentido. Atualmente, o Sexto Sentido conta com 15 atletas e 20  guias ativos, que acompanham os corredores em treinos e provas.

Para Rosângela, a experiência de guiar alguém é ainda mais rica do que correr sozinha. “Quando corremos sozinhos, geralmente colocamos o fone e nos concentramos. Quando estamos guiando, aproveitamos a corrida de outro modo: precisamos ficar atentos a todos os detalhes ao nosso redor para inserir os corredores no ambiente. É uma experiência única”, disse

Confira o podcast Vá Para a Corrida

Adicionar aos favoritos o Link permanente.