Gemini ganha painel que ‘dedura’ uso da IA do Google no trabalho; entenda

Conjunto de produtos corporativos do Google, o Workspace ganhou um novo painel que revela quantas vezes a IA do Gemini foi usada pelos funcionários de uma empresa. As informações podem ser vistas apenas pelos administradores do serviço, com dados sobre quantas vezes o assistente foi usado para trocar mensagens e reduzir ou gerar conteúdos

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Gemini chega ao Gmail e Google Docs em português; veja como usar a IA
  • Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático

O painel concentra informações dos apps Apresentações, Documentos, Gemini, Gmail e Planilhas, além de dados das conversas com o painel lateral do assistente, incluso em alguns produtos do Workspace. Apesar de revelar quantas vezes a IA foi usada, o relatório não traz detalhes sobre como ela foi aplicada ou quais arquivos tiveram contribuição do Gemini.

Painel permite ver quais pessoas mais usaram o Gemini no Google Workspace (Imagem: Divulgação/Google)

De acordo com a página oficial de suporte do Google Workspace, a ferramenta tem o objetivo de monitorar as licenças do Gemini disponíveis no plano de assinatura para os colaboradores. Administradores poderiam identificar quais pessoas usam o Gemini com frequência e pedir para que elas compartilhassem dicas e práticas de uso, enquanto aqueles que pouco recorrem à ferramenta poderiam receber treinamentos para usá-la com maior frequência.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O painel coleta dados desde 10 de junho de 2024 e também permite filtrar pelos últimos 28 dias. Vale lembrar que o recurso está disponível apenas no Google Workspace, então usuários de planos individuais não podem acessá-lo. Além disso, somente quem tem função de administrador consegue ver os dados na suíte profissional.

Gemini ficou mais potente com novo modelo

O Google lançou nesta semana o Gemini 2.0, novo modelo de linguagem usado para abastecer as ferramentas de IA generativa da empresa. A nova geração traz resultados melhores e mais rápidos de performance, além de aumentar a capacidade multimodal (habilidade de compreender interações em diversos formatos diferentes de mídia) e produzir resultados em vários idiomas. 

Por enquanto, assinantes do plano pago Gemini Advanced podem testar o modelo 2.0 Flash no aplicativo ou no site do chatbot. O Google também testa um novo recurso chamado Deep Research, no qual o Gemini consegue fazer pesquisas ainda mais aprofundadas e gerar relatórios completos sobre o tema.

Leia também:

  • O que é a IA Gemini?
  • O que é ChatGPT?
  • Especialista dá 10 dicas para você dominar a IA do Google; veja a lista

VÍDEO: GOOGLE PIXEL 9 PRO: 5G FUNCIONA NO BRASIL? | Curiosidades 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.