Reitor da PUC-Rio recebe o título de Cidadão Carioca

O padre Anderson Antonio Pedroso S.J., reitor da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro – PUC-Rio, recebeu, nesta quinta-feira (12/12), o título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro.
 

A homenagem foi concedida por unanimidade pela Câmara do Vereadores em reconhecimento aos serviços prestados pelo reitor à frente da PUC-Rio.
 

“Este título reflete o nosso trabalho de aprimorar a gestão da universidade, conferindo maior eficiência e transparência na condução da reitoria. A PUC-Rio é uma universidade privada de caráter comunitário. Nosso objetivo é a universalização do conhecimento, abrindo as portas da universidade para todos e promovendo condições que favoreçam a permanência dos estudantes”, afirmou padre Anderson.
 

O reitor lembrou que, assim como em todas as universidades, a PUC-Rio sofreu com a queda no número de alunos em decorrência da pandemia. Desde que assumiu a reitoria, houve aumento no número de alunos, que, hoje, totalizam cerca de 12 mil, sendo 9.100 na graduação com 40% deles com bolsa de estudos.
 

Recentemente, a PUC anunciou que vai ampliar o número de bolsas para os estudantes que vão ingressar em 2025. Serão 50 novas bolsas da categoria Bolsa PUC, voltadas para a classe média, cujo percentual de desconto varia de 10% a 50%, desde que se comprove a dificuldade em arcar integralmente com o valor da mensalidade. Além delas, há o conjunto atual de 50 bolsas, que inclui as filantrópicas integrais, de 100%, as parciais, de 50%, e as próprias bolsas PUC.
 

O diploma de Cidadão Carioca foi entregue pelo vereador Pedro Duarte, representando a Câmara Municipal, durante a Assembleia Universitária que oficialmente encerra o ano letivo na PUC-Rio.
 

O parlamentar ressaltou que, quando a universidade vai bem, a cidade vai bem, e parabenizou a instituição pelo desenvolvimento de pesquisas que impulsionam o avanço científico do Rio de Janeiro.
 

Padre Anderson afirmou que a função social da PUC-Rio é fundamental para que a cidade produza mais conhecimento e contribua para a melhoria de vida de todos:
 

“O país ainda não está aproveitando toda a riqueza do Rio, a riqueza das pessoas, a riqueza da sabedoria, a riqueza da resiliência. Nós queremos que a PUC seja bem forte, que ela esteja muito unida para que ajude o Rio a ser o farol do nosso país. Que seja uma cidade mais igualitária, mais justa, uma cidade onde as pessoas possam conviver em paz”, disse o reitor.
 

Nascido em São Paulo, padre Anderson Pedroso chegou à PUC-Rio em 2020, quando foi empossado vice-reitor. Na ocasião, foi nomeado ainda presidente do Conselho de Identidade e Missão (CIM) e professor do quadro principal do Departamento de Artes & Design.
 

O professor Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. é jesuíta. Doutor em História da Arte Contemporânea e Estética Filosófica, pela Universidade Sorbonne, Paris (França). Mestre em Filosofia Estética (Philosophie de l’art), pela mesma Sorbonne. Fez a Graduação e o Mestrado em Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma (Itália). Possui também licenciatura em Filosofia (Universidade do Sagrado Coração), em Bauru (SP).
 

É vice-presidente da AUSJAL (Asociación de Universidades Confiadas a la Compañia de Jesús en América Latina). Atualmente é coordenador da aliança estratégica das PUCs do Brasil.

O post Reitor da PUC-Rio recebe o título de Cidadão Carioca apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.