Formação de ciclone atípico na costa do RS deixa Sul do Brasil em alerta

A região sul do Brasil está em alerta para a possível passagem de um ciclone atípico e outro extratropical, consequências de áreas de baixa pressão que permeiam o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, neste fim de semana. O aviso é válido para o período deste sábado (14) e pode se estender até segunda-feira (16).

Passagens de ciclone atípico e outro extratropical deixam Sul do Brasil em alerta

Passagem de dois ciclones, um atípico e outro extratropical, deixam Sul do Brasil em alerta – Foto: Redação/ND

Conforme previsão da MetSul Meteorologia, as áreas de instabilidade ingressaram, na sexta-feira (13), pelo Oeste do Sul brasileiro, e provoca chuvas ao longo de todo o sábado (14). A instabilidade tende a ser intercalada com momentos de céu aberto, no Sul de Santa Catarina, e no Sul e Leste gaúchos.

Sul do Brasil em alerta com formação de ciclone atípico

A primeira área de baixa pressão vai dar origem a um ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil, mas não deve causar grandes impactos no Sul do Brasil, segundo previsto pela MetSul Meteorologia.

No iníciio de dezembro, um temporal causou a queda de um pavilhão e deixou oito pessoas feridas em Arroio do Tigre, na região central do Rio Grande do Sul

No iníciio de dezembro, um temporal causou a queda de um pavilhão e deixou oito pessoas feridas em Arroio do Tigre, na região central do Rio Grande do Sul – Foto: Record Guaíba/ Reprodução/ ND

Por isso, o fim de semana será de chuva em Santa Catarina, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no Meio-Oeste e no Planalto Sul. No litoral, há previsão de ondas de até 3 metros, representando risco moderado a alto para atividades marítimas.

A segunda área de baixa pressão, conforme os meteorologistas, tem potencial para trazer estragos, principalmente, ao Rio Grande do Sul. O sistema se forma entre o Uruguai e o estado gaúcho, com projeções de chuva e pressão para a madrugada do domingo (15). O fenômeno tende a ser do tipo subtropical.

Previsão indica passagem de ciclone subtropical no Rio Grande do Sul

Previsão indica passagem de ciclone subtropical no Rio Grande do Sul – Foto: MetSul Meteorologia/ND

As rajadas de vento no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, no fim de semana, devem ficar entre 60 km/h e 90 km/h na maioria das áreas. Em em alguns pontos, pode ultrapassar os 100 km/h.

Contatos de emergência

Em caso de emergências, a Defesa Civil municipal pode ser contatada através do telefone 199, em Santa Catarina. Para acionar a Polícia Militar, basta ligar para o nímero 190 e para comunicar ocorrências ao Corpo de Bombeiros, o telefone é 193, em ambos os estados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.