Depois de Geovânia de Sá, Republicanos mira Darci de Matos e Gerri Consoli

Depois do convite público a Geovânia de Sá na quarta-feira, o Republicanos mira pelo menos outros dois nomes que fizeram boas votações em 2022, mas ficaram na suplência: o ex-deputado federal Darci de Matos (PSD), de Joinville, e o empresário Gerri Consoli (PSD), segundo suplente do PSD na Assembleia Legislativa.

Jorge Goetten presidente Republicanos em SC

Presidente estadual do Republicanos, Jorge Goetten mira nomes já testados para fortalecer o partido em 2026 – Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados/ND

Os nomes foram revelados pelo deputado federal Jorge Goetten, presidente estadual do Republicanos, em entrevista na tarde de sexta-feira.

“Temos conversado com lideranças regionais, suplentes de deputados. Como o deputado Darci de Matos. Nos próximos meses, início de 2025, muita coisa vai acontecer. Estamos conversando com o deputado Gerri Consoli também, uma grande liderança. E eles estão pensando, estão refletindo, mas todos eles veem que o Republicanos é um partido com bastante envergadura, com boas lideranças eque tem bastante chance de ser o grande partido das eleições, o grande ator das eleições de 2026”, disse Goetten.

Goetten e Consoli brigaram pelo Republicanos em 2024

Em 2022, Darci de Matos fez 57,5 mil votos e ficou com a primeira suplência de deputado federal pelo PSD. Nos quatro anos anteriores, foi titular. Nesta legislatura, ocupou o cargo ao longo de 2024, enquanto o deputado federal Ricardo Guidi (eleito pelo PSD, agora no PL) assumiu a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde no governo de Jorginho Mello (PL).

Por sua vez, Gerri Consoli vem de disputa recente contra o próprio Jorge Goetten, que apoiou o prefeito eleito Manoel Arisoli Pereira, o Maneca (PL), em Rio do Sul. Na época, a direção estadual tentou tirar o Republicanos da aliança do pessedista, mas foi impedido pela Justiça Eleitoral. Gerri Consoli ficou em segundo lugar na disputa.

Republicanos aposta em Hugo Motta e Tarcísio de Freitas

Jorge Goetten assumiu o comando do partido em junho de 2024, depois do prazo de filiações para candidatos nas eleições deste ano. Para 2026, ele aposta no crescimento do partido com a posse do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) como presidente da Câmara dos Deputados e na possibilidade do governador paulista Tarcísio de Freitas concorrer à presidência da Republica.

Além disso do cenário nacional, Goetten aposta no alinhamento com o governador Jorginho Mello (PL), que articulou sua migração do PL para o Republicanos.

“Eu acho que quem pensa em ter uma candidatura viável contra o Lula (PT), o nome que unifica esse campo político é o Tarcísio Freitas, governador de São Paulo. Isso reflete aqui em Santa Catarina. Então, nós vamos fazer um trabalho intenso de montar uma grande nominata de deputados federais e estaduais. Nós queremos eleger em 2026 três deputados federais e de cinco a seis deputados estaduais. E vamos trabalhar. O alinhamento nosso com o governador Jorginho contribui bastante para a gente construir essa boa nominata” avalia Goetten.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.