WhatsApp Beta já permite desativar prévias de links

A versão Beta do WhatsApp para Android trouxe um novo ajuste para desativar a pré-visualização de links enviados nas conversas. Dessa forma, o mensageiro deixa de carregar informações da URL — manchete, resumo e foto de destaque do conteúdo.

  • WhatsApp prepara modo de vídeos em miniaturas no iOS
  • WhatsApp deve sugerir canais similares aos que você participa

A novidade estava em desenvolvimento há algumas semanas pelo mensageiro e foi liberada para a versão de testes do aplicativo. A princípio, o comando fica localizado na aba de configurações avançadas de privacidade da ferramenta.

As prévias de links podem trazer dados úteis para o leitor sem a necessidade de clicar no endereço, mas também apresentam um risco de privacidade: o WhatsApp precisa se conectar com a página da web para obter os dados da URL e esse processo pode expor o endereço de IP do usuário para terceiros. Nem mesmo a criptografia de ponta a ponta do app poderia evitar a exposição dos dados, por exemplo.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Portanto, a opção cria uma camada extra de segurança no Zap contra o vazamento do endereço IP — e vale lembrar que o mensageiro já tem um ajuste para evitar que o dado seja vazado durante chamadas. 

Como desativar prévias de links no WhatsApp

Por enquanto, o recurso está disponível apenas no programa Beta do WhatsApp para Android, a partir da versão 2.24.8.11. Se você faz parte da iniciativa de testes, siga estes passos para usá-lo:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque no ícone de três pontos;
  3. Selecione “Configurações”:
  4. Acesse “Privacidade”;
  5. Desça a tela e toque em “Configurações avançadas”;
  6. Ative a opção “Desativar pré-visualização de links”.
    Comando para desativar pré-visualizações de links já está disponível na versão Beta (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

O ajuste só é válido para os links que você envia, então nada impede que você ainda receba links com pré-visualização pelo mensageiro.

Quando chega para todos?

É provável que a função leve algumas semanas para aparecer na versão estável do WhatsApp, disponível para todo o público. Recentemente, o app liberou uma novidade que permite controlar a reprodução de vídeos de um jeito mais fácil.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Tesla Cybertruck já está à venda no Brasil com preço surreal
  • Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70%, a partir de maio
  • Nubank lança função para evitar golpes via ligação telefônica
  • Rede do Google que encontra celular desligado começa a operar
  • Corrente Circumpolar Antártica ganha velocidade, o que provoca alerta
  • Crítica Evidências do Amor | Romance é uma hipérbole de Fábio Porchat
Adicionar aos favoritos o Link permanente.