Trump taxará UE em 25% e diz que bloco foi criado para “ferrar os EUA”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26/2) a imposição de tarifas alfandegárias de 25% sobre as importações da União Europeia (UE). Durante a primeira reunião de gabinete na Casa Branca, Trump afirmou que a UE foi criada para prejudicar os EUA e destacou um déficit comercial de aproximadamente US$ 300 bilhões com o bloco europeu.

“A UE foi criada para ferrar os EUA. Esse era o objetivo e eles o alcançaram. Mas agora eu sou o presidente”, disse ele, acrescentando que os países europeus podem se sentir tentados a retaliar, mas ‘não o farão’.

Segundo Trump, a UE “não aceita seus carros ou seus produtos agrícolas”. “Eles se aproveitam de nós de uma maneira diferente” da do Canadá ou do México, acrescentou.

Além disso, o presidente dos EUA declarou que as tarifas sobre produtos do Canadá e do México entrarão em vigor no início de abril, caso esses países não apresentem avanços significativos no combate à imigração ilegal e ao tráfico de fentanil.

A União Europeia é o terceiro maior parceiro comercial dos Estados Unidos. Segundo a Casa Branca, a medida assinada por Trump inclui uma cláusula que pode aumentar ainda mais as taxas caso os países adotem retaliações.

Tarifas em destaque

Segundo o líder norte-americano, a aplicação das tarifas visa corrigir desequilíbrios comerciais e enfrentar problemas nas fronteiras, com foco na travessia de migrantes e no tráfico de fentanil. Tais medidas podem, ainda, pressionar a inflação nos EUA, pois poderiam causar um aumento no preço dos produtos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.