Zanin diz estar “apto” para julgar processo de Bolsonaro no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin disse estar apto para participar do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Zanin respondeu a um pedido de manifestação do ministro Luís Roberto Barroso sobre um possível impedimento dele e do ministro Flávio Dino no processo. Em resposta, o ministro explicou que, de fato, advogou para políticos nas eleições de 2022, especialmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que as funções dele foram encerradas em outubro de 2022.

“Por consequência, não tive qualquer atuação em investigações relacionadas aos fatos ocorridos no 8/1/2023 e em seus desdobramentos ou fatos correlatos, inclusive já participei de 901 recebimentos de denúncia e 418 julgamentos de mérito relacionados aos crimes praticados naquela data, tanto no Plenário quanto na 1ª Turma”, escreveu Zanin.

O ministro prosseguiu citando que o único contato que teve com o ex-presidente ocorreu no segundo semestre do ano passado, quando Bolsonaro tomou a iniciativa de ir até ele, no Aeroporto Internacional de Brasília, onde tiveram uma conversa “republicana e civilizada”.

“Esclareço, por fim, que também não vislumbro a presença de quaisquer das hipóteses legais que configuram a suspeição. Tampouco tenho qualquer sentimento negativo que possa afetar minha atuação como magistrado no caso em questão”, argumentou Zanin.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.