Steam Deck e APUs AMD Ryzen lideram mercado de consoles portáteis

Dados do The Verge mostram que, mesmo com tanta oferta de consoles portáteis no mercado, o Steam Deck, um dos pioneiros, já vendeu mais do que todas as outras soluções rivais juntas. A maioria desses dispositivos são equipados com APUs Ryzen, que está em milhões de aparelhos de fabricantes variadas.

  • Vale a pena comprar um Steam Deck?
  • Review ASUS ROG Ally X | O melhor console portátil com Windows e Ryzen Z1

São diferentes gerações desses chips que combinam núcleos e gráficos integrados da AMD para dispositivos portáteis. Geralmente, são os mesmos SKUs encontrados em notebooks, mas com alguns ajustes específicos (como é o caso do Ryzen 7 7840HS e o Ryzen Z1 Extreme), já que estamos falando de equipamentos com pouca possibilidade de oferecer uma refrigeração mais elaborada.

APUs Ryzen dominam mercado de handhelds

A AMD comemora esse feito. Frank Azor, o responsável pelo marketing de gaming do Time Vermelho, disse ao The Verge que eles foram do zero para milhões de unidades em pouco tempo:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Acho incrível. Isso não existia há três anos; passamos de nada, zero, para a criação de uma categoria incremental na casa dos milhões de unidades.”

A AMD oferece as APUs com o melhor desempenho gráfico (Imagem: AMD/Divulgação)

Com os Ryzen AI 300 e a iGPU Radeon 890M, uma das melhores soluções mobile do mercado, sendo superada agora pela Radeon 8060S presente na APU Ryzen AI MAX+ PRO 395, entregando desempenho superior ao de uma GeForce RTX 4060 para notebooks. Esse chip, no entanto, ainda não se encontra nos consoles portáteis, somente em notebooks com disponibilidade limitada no momento.

Steam Deck é o console portátil mais popular

Em relação ao mercado de handhelds, dados do The Verge mostram que houve uma queda nas vendas dos principais modelos: Steam Deck, ASUS ROG Ally, Lenovo Legion Go e MSI Claw. Entre 2022 e 2024, foram vendidas quase 6 milhões de unidades, com uma queda bastante expressiva entre 2023 e 2024, saindo de 2.867.000 para 1.485.000. A estimativa para este ano é de 1.926.000 de unidades vendidas.

O Steam Deck sozinho abocanhou 50% das vendas em 2023 e 48% em 2024. A Valve nunca revelou os números exatos de vendas de seu console portátil, mas as estimativas apontam para mais de 4 milhões até o momento. Esses dados não consideram as fabricantes chinesas como GPD, Ayaneo e OneXPlayer.

Veja mais do CTUP:

  • Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA
  • Review Monster Hunter Wilds | Renovação da franquia com estilo
  • O que é DirectStorage? Saiba tudo sobre a API de jogos da Microsoft

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.