Microdose de Roacutan vira aliada de quem quer rejuvenescer; entenda

Uma das maneiras mais comuns e eficazes de se tratar acnes graves é com o uso de Roacutan. Formulado com isotretinoína, substância derivada da vitamina A, o medicamento atua na atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a inflamação local e a produção e secreção de sebo.

Por aumentar a renovação celular e a produção de colágeno, a medicação ainda auxilia na melhora da qualidade da pele, o que, consequentemente, auxilia no rejuvenescimento cutâneo.

Embora seja considerado um tratamento mais “forte”, o Roacutan tem sido muito aderido atualmente por dermatologistas que almejam melhorar a qualidade da pele de seus pacientes, mesmo em casos menos graves. Acnes leves, poros muito abertos, oleosidade na pele e no cabelo e até uma aparência rejuvenescida podem se beneficiar dessa alternativa.

De acordo com a dermatologista Caroline Anjo, o tratamento em questão consiste na microdose de Roacutan. Nesses casos, os pacientes fazem uso de um comprimido do medicamento de duas a três vezes na semana por três a seis meses.

Mulher tomando remédio - Metrópoles
A microdose de Roacutan virou tendência nos últimos tempos

“Atualmente, eu prescrevo muito a isotretinoína, tanto para casos de acne mais graves ou resistentes a outros tratamentos (aquelas que já estão causando cicatrizes e manchas), quanto para rejuvenescimento ou manutenção dos resultados obtidos com o tratamento com doses tradicionais do medicamento”, explica a médica.

Caroline acrescenta que o Roacutan também costuma ser indicado quando já houve tentativas com outros tratamentos para acne moderada a grave e nenhum trouxe o resultado esperado pelo paciente.

Cuidados com a medicação

Segundo a profissional, a isotretinoína não deve ser ingerida por grávidas ou pessoas que estão tentando engravidar, pois é teratogênico, ou seja, pode causar malformações fetais.

Além disso, indivíduos que fazem uso do medicamento não podem ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento, devem beber muita água e fazer acompanhamento dermatológico mensal.

“O paciente também deve evitar exposição ao sol, e o uso de buchas e água quente no banho, já que um dos efeitos colaterais é o ressecamento de toda pele e mucosas do corpo”, destaca.

O Roacutan é metabolizado no fígado e, enquanto se faz uso, pode-se observar alterações de enzimas hepáticas, assim como no colesterol. “Por isso, eu solicito exames mensalmente, e o paciente deve fazer esse acompanhamento bem de perto para que não haja perigo na administração do medicamento”, frisa a médica.

Jovem enfermeira fazendo exame de sangue em paciente mulher jovem - Metrópoles
Pessoas que fazem uso de Roacutan devem realizar exames de sangue frequentemente

“Precisamos ter em mente que o medicamento é de controle especial e tem efeitos colaterais e contraindicações absolutas. Consequentemente, precisamos pesar o risco benefício individual”, frisa Caroline Anjo.

Skincare

O uso de Roacutan não significa a ausência de rotina de skincare. Os cuidados com a pele devem ser mantidos, mas adaptados ao novo tratamento.

A dermatologista alerta para os produtos imprescindíveis no dia a dia: sabonete, hidratante facial e protetor solar. “Indico, também, aplicação de filtro solar e hidratante no corpo, pois toda a pele fica mais sensibilizada e ressecada com a medicação”, observa.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.