Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 06 de maio, o vereador Pedro Correa da Silva Neto (PL) parabenizou prefeito André Vechi (PL), a secretária municipal de Educação, Franciele Mayer, e a comunidade do bairro Volta Grande pelo anúncio da implementação do Programa Escola Cívico-Militar na Escola de Ensino Fundamental Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd. O educandário será o quinto deste modelo em Brusque.
“Eu sou a favor da escola cívico-militar, apesar de não ter convivido com ela, mas os valores que ela traz, para mim, remetem a algo que penso positivo, que atende à necessidade da nossa comunidade, atende àquilo que eu vejo que vai trazer um futuro melhor, principalmente para as crianças e a sociedade”, afirmou o parlamentar.
Pedro destacou o artigo 2º da Lei Complementar Municipal nº 396/2024, que autorizou o Poder Executivo a criar o programa. “O Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares tem como objetivo promover uma gestão de excelência nas áreas educacional e administrativa da rede municipal de ensino, a fim de proporcionar uma educação de qualidade, construir estratégias voltadas ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promover a cultura de paz, incentivar a disciplina e fomentar o pleno exercício da cidadania”, versa o trecho.
“Baseado nesse artigo, não tenho como me posicionar contra algo que eu vejo muito importante: Cultura da paz, bons modos, saber dos seus direitos e deveres e, acima de tudo, trabalhar com algo que se chama disciplina. Abro aspas para o [técnico de voleibol] Bernardinho: ‘Disciplina é o que liga os seus sonhos às suas realizações. A disciplina te levará a lugares que a motivação não alcança’”, salientou.
Ele também citou dados do Ministério da Educação (MEC) sobre as escolas cívico-militares, datados de 2022. “No site do gov.br, o último dado que tem do MEC fala que a escola cívico-militar reduziu a violência física, em 82%, a violência verbal, em 75%, a violência patrimonial, em 82%. A evasão e o abandono escolar diminuíram 80%. Sobre esse dado, vem algo positivo também, que a comunidade, em 85%, diz que é a favor da escola cívico-militar”.
Texto: Talita Garcia/Câmara de Brusque.
Assista ao pronunciamento do vereador Pedro na íntegra: