Mais uma oficina de grafite está com inscrições abertas no Metrópoles Fashion & Design Festival 2025. Desta vez, quem compartilha os conhecimentos sobre grafitagem com o público é a artista urbana Raissa Miah, conhecida como MIAH, no terceiro dia do evento, gratuito e aberto ao público. O festival vai ocupar o Museu Nacional da República, em Brasília (DF), entre 21 e 23 de maio, com rodas de conversa, oficinas, peças à venda, atrações musicais e gastronomia.
Vem saber mais detalhes sobre a oficina com MIAH, com inscrições gratuitas!
Arte urbana
À frente da oficina, MIAH pinta com spray desde os anos 15 anos de idade, quando dançava break e começou a praticar o grafite de forma coletiva. Ela enfatiza a importância da grafitagem como estética e estilo de vida na cultura do hip-hop, uma das nuances que vai abordar durante a experiência no MFDF 2025.
A partir das técnicas e bagagens da artista, o público inscrito vai aprender a preparar um spray, desenhar e preencher letras, trabalhar personagens e criar uma assinatura, que pode ser um nome, apelido ou palavra que represente a pessoa participante. E, também, entender como aquela arte faz parte de uma cultura global.


Como participar
Pessoas interessadas no assunto, com mais de 14 anos de idade, podem se inscrever gratuitamente para a oficina de grafite com MIAH por meio de um formulário on-line (clique aqui). Porém, as vagas são limitadas e estarão disponíveis somente até atingir a cota máxima.
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas.