OpenAI lança ChatGPT Canva para editar textos e códigos gerados por IA

A OpenAI lançou a ferramenta Canva na última quinta-feira (3), uma nova experiência para interagir com o ChatGPT na edição de textos e códigos gerados pela IA. No lugar de usar a tradicional conversa com o chatbot, é possível criar uma janela separada para gerenciar o arquivo e pedir ajuda à IA com diferentes atalhos. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Google Workspace recebe Gemini para acelerar produtividade

O resultado lembra uma página do Google Docs ou do Notion, mas usa o próprio ChatGPT com o modelo GPT-4o como colaborador durante a edição. O chatbot pode abrir uma janela do Canvas automaticamente ao detectar pedidos em que o recurso pode ser útil, mas também pode abri-la manualmente com o comando “use canvas” no prompt de texto.

Canvas na edição de textos

A novidade pode ser usada para editar grandes blocos de texto, como a criação de um post de blog. Além de criar o resultado, você pode selecionar apenas um trecho e pedir para a IA revisá-lo — ela pode identificar possíveis erros gramaticais e sugerir novas ideias para mudar a abordagem temática. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A grande vantagem é que o próprio usuário tem liberdade criativa para alterar o texto da forma que preferir, mas pode contar com a ajuda do ChatGPT para ajustes pontuais.

A ferramenta também disponibiliza cinco atalhos:

  • Sugerir edições e feedback;
  • Ajustar o comprimento do texto para deixá-lo mais longo ou mais curto;
  • Mudar o tom da linguagem, adaptando-a para educação infantil ou para estudantes de universidades;
  • Verificar clareza, consistência e gramática;
  • Adicionar emojis relevantes.
ChatGPT pode ser usado para editar apenas partes de um texto (Imagem: Reprodução/OpenAI)

Canvas com programação

A ferramenta também é útil para quem usa o ChatGPT para gerar ou analisar códigos. É possível pedir para a IA explicar decisões, corrigir bugs ou dar novas sugestões de como prosseguir no desenvolvimento.

A janela traz ícones para revisar códigos, adicionar logs, comentar linhas, corrigir bugs e traduzir o código para outra linguagem de programação, incluindo Java, JavaScript, C++, PHP, Python e TypeScript.

Disponibilidade

O Canvas começou a ser distribuído a partir de hoje em versão Beta para assinantes dos planos ChatGPT Plus e ChatGPT Team em todo o mundo. A intenção da OpenAI é liberar o recurso para todos os usuários (que chegam a 250 milhões por semana, segundo dados da própria empresa) após encerrar o período experimental.

VÍDEO: DESAFIAMOS O CHATGPT EM 10 TURNOS: QUAL É A MINHA PROFISSÃO?

 

LEIA TAMBÉM:

  • Gemini Live agora consegue falar em português com você
  • Google vai usar IA para organizar resultados na busca
  • Copilot vai conversar com você por voz e criar resumos diários

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.