{"id":11249,"date":"2024-03-20T12:00:39","date_gmt":"2024-03-20T15:00:39","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/11249"},"modified":"2024-03-20T12:00:39","modified_gmt":"2024-03-20T15:00:39","slug":"review-dragons-dogma-2-falta-de-foco-e-o-que-torna-o-jogo-grandioso","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/11249","title":{"rendered":"Review Dragon’s Dogma 2 | Falta de foco \u00e9 o que torna o jogo grandioso"},"content":{"rendered":"
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Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> \u00e9 um jogo completamente sem foco. S\u00f3 que, ao contr\u00e1rio do que possa parecer, isso n\u00e3o \u00e9 um problema, mas sua maior qualidade. O novo game da Capcom \u00e9 um daqueles RPGs imensos feitos para voc\u00ea se perder e, assim, criar seu pr\u00f3prio caminho.\u00a0Voltado absurdamente\u00a0\u00e0 explora\u00e7\u00e3o e na descoberta, ele leva a ideia de liberdade \u00e0s \u00faltimas consequ\u00eancias \u2014 para o bem e para o mal.<\/p>\n

A liberdade, ali\u00e1s, \u00e9 um dos pilares de toda a experi\u00eancia. Da cria\u00e7\u00e3o do seu personagem ao modo como voc\u00ea vai encarar uma quest ou enfrentar um inimigo, tudo \u00e9 feito para que voc\u00ea tenha a op\u00e7\u00e3o de fazer do seu jeito, seja ele o melhor ou n\u00e3o. Adicione a isso uma organicidade impressionante e voc\u00ea tem um dos mundos mais vivos que o g\u00eanero j\u00e1 viu.<\/p>\n

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Por isso mesmo, n\u00e3o \u00e9 dem\u00e9rito algum dizer que Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> n\u00e3o tem foco. Na verdade, \u00e9 isso que o torna t\u00e3o interessante \u2014 ainda que, \u00e0 primeira vista, essas infinitas possibilidades que se desdobram \u00e0 sua frente possa parecer um tanto quanto sufocante. Mas n\u00e3o demora para voc\u00ea perceber que a gra\u00e7a est\u00e1 mesmo em se perder pelo caminho.<\/p>\n


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Liberdade acima de tudo<\/h2>\n

Eu lembro bem de quando o primeiro Dragon\u2019s Dogma<\/strong> foi lan\u00e7ado em 2012. Naquela \u00e9poca, a ideia de um RPG tradicional feito por um est\u00fadio japon\u00eas causou bastante estranhamento e, embora o game tenha sido bastante elogiado pelos f\u00e3s do estilo, essa ideia de liberdade plena n\u00e3o funcionou t\u00e3o bem assim, seja por limita\u00e7\u00f5es do PS3 e Xbox 360 ou por algumas decis\u00f5es criativas. Ainda assim, era uma semente que foi plantada l\u00e1 atr\u00e1s e que traz grandes frutos uma d\u00e9cada depois.<\/p>\n

O novo Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> \u00e9 tudo aquilo que o antecessor pretendia ser. Com ideias mais maduras e com meios t\u00e9cnicos que permitem criar a grandiosidade prometida, o jogo \u00e9 realmente uma grande ode ao RPG cl\u00e1ssico, das partidas de mesa, dos mundos infinitos e da possibilidade de agir como quiser. Guardadas as devidas propor\u00e7\u00f5es, tudo est\u00e1 l\u00e1.<\/p>\n

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Voc\u00ea pode ser o que quiser em Dragon’s Dogma 2, inclusive o Lion dos Thundercats (Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

Essa liberdade total \u00e9 algo que est\u00e1 presente em todos os aspectos do jogo, da hist\u00f3ria \u00e0 jogabilidade. O sistema de voca\u00e7\u00f5es retorna reformulado, trazendo mais op\u00e7\u00f5es de classes para o seu Nascen. S\u00f3 que, ao contr\u00e1rio da grande maioria dos RPGs, essa escolha nunca \u00e9 fixa e voc\u00ea pode trocar a todo momento a profiss\u00e3o do seu her\u00f3i para experimentar e descobrir qual se encaixa melhor no seu estilo ou qual vai ser mais \u00fatil em determinada miss\u00e3o.<\/p>\n

Ali\u00e1s, o game te incentiva a fazer essas trocas e a evoluir as diferentes voca\u00e7\u00f5es. Como \u00e9 poss\u00edvel herdar as aptid\u00f5es dessas classes, variar o estilo de combate \u00e9 algo interessante para quem busca um personagem mais vers\u00e1til e completo. Ao mesmo tempo, quem preferir se aperfei\u00e7oar em um \u00fanico modelo n\u00e3o vai se sentir prejudicado.<\/p>\n

O mesmo acontece com os Pe\u00f5es. Esses NPCs s\u00e3o parte central do universo de Dragon\u2019s Dogma<\/strong>, agindo como aventureiros que viajam por entre mundos para ajudar o Nascen, o her\u00f3i escolhido pelo drag\u00e3o. Controlados pela IA, eles podem ser tanto configurados pelo jogador quanto invocados de outros usu\u00e1rios, uma combina\u00e7\u00e3o que tamb\u00e9m cria muitas possibilidades a serem exploradas.<\/p>\n

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Sistema de voca\u00e7\u00f5es permite que voc\u00ea troque de classes a qualquer momento\u00a0(Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

De in\u00edcio, o jogador cria um Pe\u00e3o que vai acompanh\u00e1-lo ao longo de toda a jornada e, em suas viagens, pode sempre chamar outros dois companheiros. E \u00e9 aqui que vemos novamente essa liberdade total sendo aplicada muito bem \u00e0 jogabilidade. Assim como no caso do Nascen, o seu Pe\u00e3o tamb\u00e9m pode mudar de voca\u00e7\u00e3o a qualquer momento, ganhando novas habilidades e alternando seu papel nas batalhas. Ele pode ser um Combatente que vai atrair a aten\u00e7\u00e3o dos inimigos para que voc\u00ea aja sem riscos ou pode ser um Ilusionista feito para dar suporte.<\/p>\n

O mesmo acontece com os demais Pe\u00f5es. No caso deles, a ideia \u00e9 que voc\u00ea esteja sempre trocando esses companheiros para testar novas estrat\u00e9gias. Como esses parceiros emprestados n\u00e3o evoluem, voc\u00ea \u00e9 constantemente estimulado a buscar novos aliados, seja nas Fendas que conectam a outros jogadores ou com NPCs aleat\u00f3rios que encontra pelas estradas da vida.<\/p>\n

Em busca das grandes feras<\/h2>\n

Tudo isso faz com que a jogabilidade de Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> seja muito boa, sobretudo por estar em constante mudan\u00e7a. Por mais que voc\u00ea se apegue a uma ou outra Voca\u00e7\u00e3o, a simples troca dos Pe\u00f5es \u00e0 sua volta j\u00e1 mexe bastante com essa din\u00e2mica a todo tempo. E \u00e9 isso que faz com que as grandes lutas fiquem ainda mais interessantes.<\/p>\n

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Enfrentar os grandes monstros \u00e9 o que h\u00e1 de mais divertido nos combates do game\u00a0(Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

Na \u00e9poca do primeiro jogo, uma das grandes novidades era a possibilidade de escalar os grandes inimigos para acert\u00e1-los em pontos espec\u00edficos \u2014 uma mec\u00e2nica claramente inspirada em Shadow of the Colossus<\/strong>. A ideia que deu t\u00e3o certo que acabou sendo levada para outros t\u00edtulos, como Monster Hunter<\/strong>.\u00a0<\/p>\n

E \u00e9 essa mesma mec\u00e2nica que cria os melhores momentos de Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong>. Ao longo de suas viagens, voc\u00ea se depara com criaturas como grifos, ciclopes, quimeras e os t\u00e3o temidos drag\u00f5es e a maneira mais eficiente de derrot\u00e1-los \u00e9 n\u00e3o tendo medo de se jogar em cima do perigo.<\/p>\n

\u00c9 aqui que a Capcom difere seu jogo de outros RPGs parecidos. N\u00e3o espere embarcar em Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong>\u00a0 buscando um Dark Souls<\/strong> ou mesmo Elden Ring<\/strong>. S\u00e3o propostas completamente diferentes, ainda que ambos compartilhem essa tem\u00e1tica dark fantasy. Por aqui, as coisas s\u00e3o muito mais \u00e1geis e, como dito desde o in\u00edcio, h\u00e1 um est\u00edmulo para que voc\u00ea se arrisque e busque criar suas pr\u00f3prias solu\u00e7\u00f5es.\u00a0<\/p>\n

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\u00c0s vezes, o inimigo pode simplesmente ir embora e te levar junto\u00a0(Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

Ver um gigantesco grifo descer dos c\u00e9us em um rasante mortal pode ser assustador, mas tamb\u00e9m \u00e9 um convite para que voc\u00ea ao menos tente enfrent\u00e1-lo. E mesmo que seu n\u00edvel n\u00e3o seja l\u00e1 muito alto, \u00e9 poss\u00edvel derrot\u00e1-lo ou mesmo afugent\u00e1-lo se souber como lidar com a fera. Subir em suas costas, procurar os pontos fracos e explorar a combina\u00e7\u00e3o de habilidades entre Nascen e Pe\u00f5es \u00e9 sempre muito divertido e recompensador.\u00a0<\/p>\n

\u00c9 isso tudo que faz com que os confrontos contra esses monstros sejam o que h\u00e1 de melhor em Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong>. Encontrar essas criaturas \u00e9 como um pr\u00eamio ao tempo que voc\u00ea ficou rodando a esmo pelo deserto ou correndo em meio a riachos e penhascos \u2014 nem que seja para, no fim de tudo, voc\u00ea sair correndo desesperado ao ver um drag\u00e3o se aproximar.<\/p>\n

Um mundo org\u00e2nico<\/h2>\n

Outro ponto de destaque em Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> \u00e9 o quanto seu mundo \u00e9 org\u00e2nico. Seja nas cidades ou mesmo no meio da estrada, sempre h\u00e1 algo acontecendo \u00e0 sua volta para chamar sua aten\u00e7\u00e3o. Pode ser um Pe\u00e3o aleat\u00f3rio entrando em combate com um grupo de goblins e precisando de ajuda ou um NPC que te aborda no meio da rua para oferecer uma quest ou comentar sobre algum rumor que vai lev\u00e1-lo \u00e0 pr\u00f3xima miss\u00e3o. At\u00e9 mesmo seus Pe\u00f5es podem querer interagir e lev\u00e1-lo para um ponto de interesse ou para a pr\u00f3xima miss\u00e3o.<\/p>\n

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Voc\u00ea est\u00e1 andando e, de repente, um grifo decide acordar da soneca\u00a0(Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

N\u00e3o \u00e9 algo in\u00e9dito, mas funciona t\u00e3o bem por aqui que \u00e9 imposs\u00edvel n\u00e3o se encantar em como h\u00e1 vida pulsando em todo lugar. \u00c9 como se o chamado para a aventura \u2014 o ponto de partida da Jornada do Her\u00f3i \u2014 saltasse de todos os lugares.\u00a0<\/p>\n

\u00c9 claro que algumas dessas a\u00e7\u00f5es n\u00e3o s\u00e3o t\u00e3o espont\u00e2neas assim, mas enganam muito bem. Em outras, \u00e9 realmente obra do acaso \u2014 e \u00e9 quando voc\u00ea fica ainda mais encantado com as possibilidades que o jogo oferece. Encontrar um grifo e um ogro caindo na porrada no meio da estrada \u00e9 o tipo de coisa que voc\u00ea para pra ver, nem que seja para esperar uma oportunidade de atacar e coletar a experi\u00eancia de ambos.<\/p>\n

\u00c9 nessa organicidade toda que volto a repetir o quanto Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> n\u00e3o tem foco. E n\u00e3o tem por uma decis\u00e3o pr\u00f3pria, j\u00e1 que a ideia \u00e9 que voc\u00ea se perca buscando novos caminhos, aceite convites de estranhos ou mesmo busque resolver uma miss\u00e3o da forma menos \u00f3bvia poss\u00edvel. \u00c9 muito prov\u00e1vel que voc\u00ea passe horas indo e vindo no mapa enquanto resolve essas pequenas quest\u00f5es sem se lembrar do motivo que te fez sair da cidade pela primeira vez.<\/p>\n

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Por que usar a ponte se voc\u00ea pode colocar um ciclope ligando duas estradas?\u00a0(Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

Por um lado, \u00e9 muito legal se perder e usar a liberdade quase total para criar solu\u00e7\u00f5es para uma quest. Em determinado ponto, por exemplo, o jogador precisa passar por uma regi\u00e3o de fronteira e existem v\u00e1rias formas de conseguir isso. Voc\u00ea pode conquistar o documento que garante a passagem, se esconder em uma carro\u00e7a para atravessar ou simplesmente dar uma volta enorme por tr\u00e1s dos muros. Ou ent\u00e3o, se disfar\u00e7ar de algum nobre e dar uma carteirada para isso. Op\u00e7\u00f5es n\u00e3o faltam.<\/p>\n

O peso da liberdade<\/h2>\n

S\u00f3 que toda essa liberdade tamb\u00e9m cobra seu pre\u00e7o. Embora a falta de foco tenha sido tratada como algo positivo, isso n\u00e3o a isenta de trazer alguns problemas. E a principal delas \u00e9 que, apesar de toda a grandiosidade que Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> apresenta, toda a sua narrativa parece n\u00e3o ter peso algum.<\/p>\n

Repare como, at\u00e9 agora, n\u00e3o falamos da hist\u00f3ria do jogo. Porque, sim, h\u00e1 uma trama conduzindo toda essa loucura explorat\u00f3ria que envolve um falso Nascen, uma regente ambiciosa e intrigas palacianas ao melhor estilo Game of Thrones<\/strong> \u2014 inspira\u00e7\u00e3o que o pr\u00f3prio diretor Hideaki Itsuno confirmou em entrevista ao Canaltech<\/strong>. S\u00f3 que, sendo bem honesto, nada disso realmente importa.<\/p>\n

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Jogo \u00e9 t\u00e3o solto que voc\u00ea deixa rapidamente de se importar com a hist\u00f3ria\u00a0(Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

A liberdade \u00e9 t\u00e3o grande no game que a primeira coisa de que ele se livra \u00e9 da import\u00e2ncia dessa trama. Embora ela seja fundamental para desbloquear certos eventos e \u00e1reas, ela soa avulsa demais e n\u00e3o engaja o jogador em momento algum. No fundo, a luta para derrubar o falso Nascen soa t\u00e3o importante quanto a coleta de pele de lobo que um idoso qualquer pediu.<\/p>\n

Parte dessa falta de peso est\u00e1 na pr\u00f3pria din\u00e2mica dos personagens. Um protagonista mudo n\u00e3o \u00e9 novidade em RPGs, mas isso \u00e9 geralmente compensado pelos NPCs do seu grupo, que d\u00e3o personalidade \u00e0 trama e fazem com que as coisas avancem e voc\u00ea se engaje no que est\u00e1 sendo contado. S\u00f3 que, com os Pe\u00f5es, isso n\u00e3o acontece. Eles falam coisas aleat\u00f3rias s\u00f3 para preencher o vazio e, no fim das contas, parece apenas que \u00e9 uma IA soltando frases soltas e sem muito nexo.<\/p>\n

H\u00e1 tamb\u00e9m um exagero nessa organicidade do mundo. Enquanto \u00e9 legal ver o efeito do tempo em certas coisas \u2014 um drag\u00e3o morto vai, com o passar dos dias, apodrecendo no meio da estrada ou algum alde\u00e3o vai aparecer para queimar o cad\u00e1ver \u2014, \u00e9 um saco ter que ficar administrando seu invent\u00e1rio a todo momento para evitar que a comida estrague ou perca sua efic\u00e1cia. \u00c9 o tipo de microgerenciamento in\u00fatil que mais atrapalha do que diverte.<\/p>\n

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A falta de travar mira faz com que a c\u00e2mera de Dragon’s Dogma 2 se torne uma de suas grandes inimigas\u00a0(Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

Da mesma forma, a ideia de fazer com que esse mundo t\u00e3o vasto e gigantesco seja sempre aproveitado ao m\u00e1ximo fez com que a Capcom limitasse o uso do fast travel. Existem algumas maneiras de cruzar rapidamente o mapa, mas ou custam recursos e s\u00e3o muito restritas, precisando ativar pedras espec\u00edficas para funcionar, ou acabam n\u00e3o resolvendo muito sua vida. Afinal, andar de carro\u00e7a pode quebrar um galho, mas n\u00e3o muito quando as rotas s\u00e3o muito espec\u00edficas ou podem ser interrompidas por um ataque de um ciclope.<\/p>\n

Dragon\u2019s Dogma 2 vale a pena?<\/h2>\n

N\u00e3o h\u00e1 como negar que Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> \u00e9 um RPG com muita subst\u00e2ncia, daqueles que voc\u00ea sempre encontra algo para fazer e sempre se surpreende com algo novo que surge em seu caminho. \u00c9 um mundo vasto em que o chamado para a aventura \u00e9 constante e salta de todos os cantos, at\u00e9 dos mais improv\u00e1veis.\u00a0<\/p>\n

\u00c9 uma liberdade e organicidade t\u00e3o grande que \u00e9 f\u00e1cil entender por que essa falta de foco n\u00e3o \u00e9 algo inteiramente problem\u00e1tica. Na verdade, \u00e9 algo que faz muito bem para o jogo em si, pois \u00e9 nesses desvios de rota que est\u00e3o as descobertas e os melhores momentos do game.<\/p>\n

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\u00canfase na explora\u00e7\u00e3o e nas grandes batalhas \u00e9 o que torna Dragon’s Dogma 2 um RPG grandioso\u00a0(Imagem: Captura de Tela\/Canaltech\/Durval Ramos)<\/figcaption><\/figure>\n

Ao mesmo tempo, h\u00e1 um esvaziamento da narrativa que pode incomodar alguns jogadores. Fica claro que a Capcom focou todos os seus esfor\u00e7os em uma jogabilidade que engaja e convida o jogador a desbravar cada canto desse universo, mas h\u00e1 um pre\u00e7o a se pagar por isso. Se voc\u00ea \u00e9 algu\u00e9m que quer apenas embarcar em mil aventuras, certamente n\u00e3o vai se incomodar com a hist\u00f3ria dilu\u00edda e sem peso. Contudo, os jogadores de RPG que se apegam mais \u00e0s tramas podem sentir falta desse algo a mais por aqui.<\/p>\n

Ainda assim, n\u00e3o h\u00e1 como dizer que Dragon\u2019s Dogma 2<\/strong> deixa a desejar em aspecto algum. Ele \u00e9 um jogo incr\u00edvel e grandioso que acerta demais em colocar a liberdade no centro da experi\u00eancia. Mais do que isso, que faz jus a uma franquia que sempre deixou bem claro seu potencial, mas que s\u00f3 precisava do tempo certo para aflorar.<\/p>\n

Dragon’s Dogma 2<\/strong> chega no dia 22 de mar\u00e7o para PlayStation 5, Xbox Series X\/S e PC.<\/p>\n

Leia a mat\u00e9ria no Canaltech.<\/p>\n

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