{"id":128377,"date":"2024-11-19T13:17:28","date_gmt":"2024-11-19T16:17:28","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/128377"},"modified":"2024-11-19T13:17:28","modified_gmt":"2024-11-19T16:17:28","slug":"empreendedoras-lideram-35-das-empresas-em-sc-o-mercado-e-mais-critico-com-mulheres-diz-ceo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/128377","title":{"rendered":"Empreendedoras lideram 35% das empresas em SC; \u2018O mercado \u00e9 mais cr\u00edtico com mulheres\u2019, diz CEO"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/p>\n

Mais de 10,3 milh\u00f5es de mulheres, espalhadas pelos mais diversos cantos do Brasil, s\u00e3o donas do pr\u00f3prio neg\u00f3cio. Elas, em geral, t\u00eam maior grau de escolaridade, s\u00e3o mais jovens e ganham menos do que os homens, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica).<\/p>\n

Nesta ter\u00e7a-feira (19), \u00e9 celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que busca colocar a mulher em evid\u00eancia no setor e colocar luz sobre os desafios que ainda s\u00e3o encontrados por quem decide abrir uma empresa no Brasil.<\/p>\n

\"Martha<\/p>\n

Martha Rodrigues \u00e9 CEO e fundadora da Guapeco, empresa que oferece planos de sa\u00fade corporativos para pets \u2013 Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/ ND<\/p>\n<\/div>\n

Segundo dados do DataSebrae (Servi\u00e7o de Apoio \u00e0s Micro e Pequenas Empresas), de 2023, as mulheres s\u00e3o respons\u00e1veis por 35% das empresas em atividade no estado de Santa Catarina. Entre janeiro e outubro de 2024, foram abertas 216.605 novas empresas no estado \u2014 120.263, tendo mulheres como respons\u00e1veis.<\/p>\n

Empreendedorismo feminino como solu\u00e7\u00e3o de problemas<\/h2>\n

Conforme o levantamento, a maioria das empreendedoras do pa\u00eds (53%) atuam no setor de servi\u00e7os, como \u00e9 o caso da catarinense, Martha Rodrigues, que decidiu solucionar um problema ap\u00f3s uma experi\u00eancia pessoal, em 2020.<\/p>\n

\"Martha<\/p>\n

Martha Rodrigues e o gato Mutley, resgatado por ela em 2020 e que deu origem \u00e0 Guapeco \u2013 Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/ ND<\/p>\n<\/div>\n

\u201cEu havia resgatado um gatinho, e um dos benef\u00edcios da empresa em que eu trabalhava eram \u00f3timos para a fam\u00edlia, mas n\u00e3o comportava a minha, que \u00e9ramos eu e o gatinho\u201d, conta \u00e0 reportagem. Naquele ano, Martha fundou a Guapeco, empresa pioneira no Brasil, que oferta benef\u00edcios corporativos para pets.<\/p>\n

Em quatro anos de atua\u00e7\u00e3o como CEO da empresa, a empreendedora, de 25 anos, percebeu desafios que v\u00e3o al\u00e9m da rotina de quem decide abrir o pr\u00f3prio do neg\u00f3cio. \u201cA sensa\u00e7\u00e3o que eu tenho \u00e9 de que o mercado \u00e9 bem mais sens\u00edvel aos erros de uma mulher jovem, \u00e0 frente de um neg\u00f3cio, do que aos de um homem mais velho\u201d, destaca.<\/p>\n

Mais conhecimento, menos empatia<\/h2>\n

A administradora atua, desde a 2019, na \u00e1rea da tecnologia \u2014 meio, predominantemente, masculino e que vem se atualizando ao novo momento da sociedade. \u201cA sensa\u00e7\u00e3o que eu tinha era de que eu tinha que estudar mais, saber mais, saber o dobro que os demais\u201d, diz Martha sobre o in\u00edcio da carreira.<\/p>\n

O sentimento tamb\u00e9m \u00e9 compartilhado pela presidente do Banco da Fam\u00edlia, Isabel Baggio, maior institui\u00e7\u00e3o na \u00e1rea de microfinan\u00e7as do Brasil. A empres\u00e1ria, formada em Administra\u00e7\u00e3o, participou da funda\u00e7\u00e3o da institui\u00e7\u00e3o, em Lages, na Serra catarinense, em 1998. Na \u00e9poca, teve o pr\u00f3prio pai como refer\u00eancia.<\/p>\n

\"Exemplo<\/p>\n

Exemplo de empreendedorismo feminino, Isabel Baggio \u00e9 uma das fundadoras do Banco da Fam\u00edlia e atual presidente da institui\u00e7\u00e3o \u2013 Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/ ND<\/p>\n<\/div>\n

\u201cNaquela \u00e9poca, a representatividade feminina era bastante baixa e a pessoa que mais me inspirou a seguir essa carreira foi o meu pai, que foi empreendedor tamb\u00e9m\u201d, conta. \u201cO meu processo sempre foi rompendo barreiras\u201d, relembra Isabel.<\/p>\n

\u201cPrecisamos mostrar o nosso jeito\u201d, diz empreendedora<\/h2>\n

De gera\u00e7\u00f5es diferentes, ambas precisaram se impor diante de um mercado que, em diferentes momentos, desacredita da capacidade das mulheres em liderar e estar \u00e0 frente de grandes empresas. Para Isabel, estar sempre em busca de conhecimento \u00e9 uma das principais maneiras de se posicionar e refor\u00e7ar a pr\u00f3pria capacidade.<\/p>\n

\u201cA gente precisa enfrentar as situa\u00e7\u00f5es, querer estar nos postos de lideran\u00e7a, mostrar o nosso jeito de fazer. D\u00e1 pra dizer que quando a gente se prepara, tem personalidade forte para tomar decis\u00f5es e enfrentar embates, a gente pode ser bem sucedido, independente de g\u00eanero\u201d, afirma.<\/p>\n

O Banco da Fam\u00edlia foi fundado e direcionado para pessoas com renda de at\u00e9 tr\u00eas sal\u00e1rios m\u00ednimos mensais, ofertando empr\u00e9stimo de at\u00e9 R$ 6 mil. Segundo a empres\u00e1ria, boa parte das pessoas que buscam pela institui\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m s\u00e3o mulheres.<\/p>\n

\u201cA maioria dos clientes s\u00e3o empreendedoras, ou mulheres que procuram empr\u00e9stimos para neg\u00f3cios, moradias, sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e emerg\u00eancias. Sa\u00fade, moradia e educa\u00e7\u00e3o s\u00e3o recursos, principalmente, contratados por mulheres, que se preocupam mais com o bem-estar da fam\u00edlia ou s\u00e3o as respons\u00e1veis pelos lares\u201d, detalha \u00e0 reportagem.<\/p>\n

\"Participa\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Participa\u00e7\u00e3o de mulheres cresceu 10,4% na abertura de novas empresas em 30 pa\u00edses, aponta relat\u00f3rio (imagem ilustrativa) \u2013 Foto: Freepik\/ Reprodu\u00e7\u00e3o\/ ND<\/p>\n<\/div>\n

Perspectivas para o empreendedorismo feminino<\/h2>\n

Dados do Relat\u00f3rio de Empreendedorismo Feminino 2023\/24, desenvolvido pela principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), mostra que h\u00e1 uma tend\u00eancia de crescimento na participa\u00e7\u00e3o feminina no mundo dos neg\u00f3cios.<\/p>\n

O levantamento, divulgado nesta ter\u00e7a-feira (19), mostra que houve um crescimento de 10,4% na participa\u00e7\u00e3o de mulheres na abertura de novas empresas, em 30 pa\u00edses, no per\u00edodo de 2021 a 2023. Uma em cada 10 mulheres iniciou novos neg\u00f3cios em 2023.<\/p>\n

As percep\u00e7\u00f5es do empreendedorismo feminino melhoraram, significativamente, nas \u00faltimas duas d\u00e9cadas, com um aumento de 79% nas oportunidades de neg\u00f3cios percebidas e um aumento de 27% nas habilidades de startup. O levantamento aponta que mulheres mais jovens tendem a empreender, quando comparadas aos homens.<\/p>\n

Segundo o relat\u00f3rio, pol\u00edticas p\u00fablicas t\u00eam papel fundamental no fomento \u00e0 participa\u00e7\u00e3o de mulheres na abertura de neg\u00f3cios, rompendo barreiras estruturais e promovendo um ecossistema inclusivo. Ao mesmo tempo, pol\u00edticas e interven\u00e7\u00f5es devem ser adaptadas a contextos espec\u00edficos, como facilita\u00e7\u00e3o de qualifica\u00e7\u00e3o, recursos para dependentes e reconhecimento de conquistas para neutralizar estere\u00f3tipos negativos.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Mais de 10,3 milh\u00f5es de mulheres, espalhadas pelos mais diversos cantos do Brasil, s\u00e3o donas do pr\u00f3prio neg\u00f3cio. Elas, em geral, t\u00eam maior grau de escolaridade, s\u00e3o mais jovens e ganham menos do que os homens, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica). Nesta ter\u00e7a-feira (19),… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-128377","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/128377","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=128377"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/128377\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=128377"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=128377"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=128377"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}