Muita hist\u00f3ria foi feita na \u00faltima quinta-feira (22) quando a espa\u00e7onave \u201cOdysseus\u201d pousou na Lua. N\u00e3o apenas marcou a primeira vez que um m\u00f3dulo lunar privado tocou a superf\u00edcie lunar, mas tamb\u00e9m viu uma nave americana retornar \u00e0 lua pela primeira vez desde 1972. Agora, a Billboard<\/strong> pode revelar que o m\u00f3dulo lunar fez hist\u00f3ria musical tamb\u00e9m, levando grava\u00e7\u00f5es digitalizadas de alguns dos m\u00fasicos mais ic\u00f4nicos de todos os tempos para uma c\u00e1psula do tempo centrada nas artes que est\u00e1 atualmente na silenciosa superf\u00edcie da lua.<\/p>\n
O cineasta Michael P. Nash<\/strong>, cujo aclamado document\u00e1rio de 2010, \u201cClimate Refugees\u201d, deu um rosto humano \u00e0s mudan\u00e7as clim\u00e1ticas e est\u00e1 inclu\u00eddo nesta c\u00e1psula lunar, descreve-a como uma esp\u00e9cie de \u201cdesenho de caverna antigo do futuro\u201d (seu filme \u00e9 o \u00fanico document\u00e1rio nesta carga lunar). \u201cCaso nos destruamos com uma arma nuclear, um meteoro nos atinja ou as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas nos eliminem, h\u00e1 um testemunho de nossa hist\u00f3ria na lua\u201d, diz ele.<\/p>\n
Este museu de arte lunar abrange mil\u00eanios, indo desde um fragmento cuneiforme sum\u00e9rio de nota\u00e7\u00e3o musical at\u00e9 batidas modernas de Timbaland<\/strong>. O arquivo lunar digitalizado inclui material de \u00edcones do s\u00e9culo XX como Elvis Presley, Marvin Gaye, Santana, Jimi Hendrix, Chuck Berry, Sly & the Family Stone, Bob Marley, Janis Joplin, The Who<\/strong> e muitos mais, al\u00e9m de fotos de eventos como Woodstock e capas de \u00e1lbuns (naturalmente, uma foto de \u201cThe Dark Side of the Moon\u201d do Pink Floyd<\/strong> est\u00e1 inclu\u00edda) em uma estrutura de vidro, n\u00edquel e NanoFiche constru\u00edda para durar milh\u00f5es, se n\u00e3o bilh\u00f5es, de anos.<\/p>\n
\u201cEsta \u00e9 m\u00fasica que resistir\u00e1 ao teste do tempo\u201d, diz Dallas Santana<\/strong>, que teve a ideia de enviar 222 artistas para a lua e a apresentou \u00e0 Arch Mission Foundation. Trabalhando com Galactic Legacy Labs, a Space Blue (empresa de Santana) organizou a carga \u00fatil, que foi fixada na nave constru\u00edda pela Intuitive Machines (essa empresa n\u00e3o teve contribui\u00e7\u00e3o criativa nos conte\u00fados dessa carga \u00fatil, assim como a SpaceX, que lan\u00e7ou o m\u00f3dulo lunar). A Space Blue formou uma parceria com a Beverly Hills Productions de Nash e a Melody Trust \u2013 uma empresa detentora dos direitos de alguns mestres de artistas cl\u00e1ssicos de rock \u2013 para este empreendimento, intitulando-o apropriadamente de Lunar Records.<\/p>\n
O arquivo da Melody Trust, que Santana diz ter cerca de 25.000 m\u00fasicas, inclui grava\u00e7\u00f5es in\u00e9ditas de alguns desses m\u00fasicos lend\u00e1rios, de acordo com Santana. \u201cM\u00fasicas que nunca foram lan\u00e7adas, nunca \u2013 agora est\u00e3o na lua\u201d, diz ele, referindo-se a grava\u00e7\u00f5es supostamente in\u00e9ditas de Hendrix capturadas antes da forma\u00e7\u00e3o do Jimi Hendrix Experience<\/strong>. Como grande f\u00e3 de Hendrix, ele diz que ficou \u201cimediatamente c\u00e9tico\u201d a princ\u00edpio, mas ficou agradavelmente surpreso por estar errado ap\u00f3s meses de \u201cdilig\u00eancia e an\u00e1lise\u201d de seus conselheiros. \u201cO mundo ficar\u00e1 sabendo delas\u201d, ele promete.<\/p>\n
Como curador do museu lunar musical, Santana diz que a m\u00fasica de 1969 e os artistas que tocaram em Woodstock s\u00e3o um ponto focal desta cole\u00e7\u00e3o por v\u00e1rias raz\u00f5es. Em 20 de julho de 1969, os humanos pisaram na lua pela primeira vez; apenas algumas semanas depois, o Ver\u00e3o do Amor atingiu seu auge quando 460.000 pessoas se reuniram no Festival de M\u00fasica de Woodstock em um esp\u00edrito de uni\u00e3o pac\u00edfica que ele espera que esta c\u00e1psula evoque. Santana admite que h\u00e1 um pouco de ironia hist\u00f3rica aqui: muitos m\u00fasicos dessa gera\u00e7\u00e3o pressionaram o governo dos EUA a parar de gastar dinheiro em pousos lunares em favor de resolver problemas terrestres, o que foi uma das raz\u00f5es pelas quais a NASA suspendeu as miss\u00f5es \u00e0 lua em 1972. Agora, alguns desses artistas est\u00e3o eternizados na lua por at\u00e9 um bilh\u00e3o de anos.<\/p>\n
Enquanto o fundador da Space Blue j\u00e1 havia sugerido uma carga \u00fatil centrada nas artes nessa miss\u00e3o, ele manteve especificamente os nomes dos m\u00fasicos conhecidos por poucos. \u201cA NASA n\u00e3o sabe \u2013 a SpaceX ainda n\u00e3o sabe\u201d, diz ele. \u201cElon Musk \u00e9 o maior engenheiro de foguetes de todos os tempos, somos gratos por sua empresa. Quando decidimos conversar sobre m\u00fasicos no ano passado, achamos que n\u00e3o era apropriado chamar a aten\u00e7\u00e3o dele para o que \u00edamos fazer. E os m\u00fasicos estavam preocupados com isso. Eles perguntaram: \u2018Elon Musk<\/strong> tem algo a ver com decidir quais m\u00fasicos v\u00e3o l\u00e1 em cima?\u2019 E eu disse: \u2018Absolutamente n\u00e3o, esta \u00e9 uma carga privada’\u201d.<\/p>\n
Ele espera que a carga lunar \u2013 que tamb\u00e9m inclui muitas realiza\u00e7\u00f5es art\u00edsticas n\u00e3o musicais, incluindo pinturas de Rembrandt<\/strong> e Van Gogh<\/strong> \u2013 \u201cressuscite\u201d o esp\u00edrito da gera\u00e7\u00e3o Woodstock. \u201cPrecisamos de paz na Terra agora. Trouxemos para a Lua o \u2018Ver\u00e3o do Amor\u2019, as pessoas e artistas e mensagens que s\u00e3o necess\u00e1rias na Terra agora.\u201d<\/p>\n
A inclus\u00e3o do document\u00e1rio \u201cClimate Refugees\u201d de Nash no museu de arte lunar reconhece outra preocupa\u00e7\u00e3o urgente enfrentada por n\u00f3s terr\u00e1queos \u2013 as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas e a migra\u00e7\u00e3o em massa que provavelmente ocorrer\u00e1. Com os olhos no futuro, Nash est\u00e1 come\u00e7ando a trabalhar em uma sequ\u00eancia chamada \u201cChasing Truth\u201d. \u201cMeus parceiros s\u00e3o Leonardo DiCaprio<\/strong>, seu pai, George DiCaprio<\/strong>, e a VoLo Foundation. Estamos voltando ao redor do mundo para atualizar isso\u201d, diz ele.<\/p>\n
\u201cLeonardo e George s\u00e3o muito claros que este precisa ser um filme orientado para solu\u00e7\u00f5es, mais ut\u00f3pico do que dist\u00f3pico. Isso vai fornecer solu\u00e7\u00f5es\u201d, promete Nash. \u201cJ\u00e1 passamos do ponto de apenas trocar l\u00e2mpadas \u2013 mas isso \u00e9 realmente importante. H\u00e1 poder nos n\u00fameros. Torne-se parte de algo maior do que voc\u00ea. Vai levar todos para nos mover al\u00e9m desse tsunami que se aproxima.\u201d<\/p>\n
Ap\u00f3s esta miss\u00e3o, a Lunar Records pretende continuar avan\u00e7ando. Eles est\u00e3o considerando outras cargas lunares de natureza semelhante e at\u00e9 mesmo discutindo a possibilidade de colocar um museu de arte em Marte, caso um pouso marciano aconte\u00e7a \u2013 o que significa que as rochas \u00edgneas de Marte podem ter que ceder espa\u00e7o para um novo tipo de \u201crock\u201d em breve.<\/p>\n
The post O pouso na Lua em 2024 tocou m\u00fasicas de Jimi Hendrix, Bob Marley, Elvis e mais<\/a> appeared first on Billboard Brasil<\/a>.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Muita hist\u00f3ria foi feita na \u00faltima quinta-feira (22) quando a espa\u00e7onave \u201cOdysseus\u201d pousou na Lua. N\u00e3o apenas marcou a primeira vez que um m\u00f3dulo lunar privado tocou a superf\u00edcie lunar, mas tamb\u00e9m viu uma nave americana retornar \u00e0 lua pela primeira vez desde 1972. Agora, a Billboard pode revelar que… Continue lendo