{"id":210421,"date":"2025-03-26T11:26:26","date_gmt":"2025-03-26T14:26:26","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/210421"},"modified":"2025-03-26T11:26:26","modified_gmt":"2025-03-26T14:26:26","slug":"desenvolvimento-socioemocional-eleva-ensino-basico-nacional","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/210421","title":{"rendered":"Desenvolvimento socioemocional eleva ensino b\u00e1sico nacional"},"content":{"rendered":"
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A educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica brasileira passou por um grande desafio durante a pandemia de COVID-19. Com escolas fechadas, os alunos tiveram de se adaptar ao ensino remoto, em um pa\u00eds onde a realidade digital ainda est\u00e1 longe de ser a ideal. Estudo do Instituto DataSenado avaliou, \u00e0 \u00e9poca, os impactos, refletidos principalmente na falta de estrutura. E, para superar esse desafio, cresce, cada vez mais, a procura pela aprendizagem socioemocional como um facilitador ao aluno. Os impactos dessa ado\u00e7\u00e3o j\u00e1 s\u00e3o refletidos no \u00faltimo \u00cdndice de Desenvolvimento da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (Ideb), divulgado em agosto passado, em diversas cidades brasileiras.<\/p>\n

\u00c9 o caso de munic\u00edpios como Barretos, no interior paulista, que saltou de 6,2, no Ideb 2021, para 7,2 no levantamento mais recente, de 2023, al\u00e9m de Campos dos Goytacazes (de 4,7 para 5,4) e Angra dos Reis (de 5,5 para 5,7), ambas do Rio de Janeiro. Essas cidades t\u00eam em comum a aplica\u00e7\u00e3o de metodologias socioemocionais, que ajudam os alunos dos anos letivos iniciais no desenvolvimento como um todo, a partir de jogos e atividades que estimulam fatores como a capacidade de racioc\u00ednio l\u00f3gico, o trabalho em equipe, a resolu\u00e7\u00e3o de problemas, entre outros.<\/p>\n

Para Thiago Zola, mestre em Educa\u00e7\u00e3o e Head de Produtos da Mind Lab, plataforma de transforma\u00e7\u00e3o social respons\u00e1vel pelo Programa MenteInovadora, voltado ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais a partir de conte\u00fados e din\u00e2micas pr\u00f3prias, a t\u00e9cnica representa um modelo de educa\u00e7\u00e3o ideal para os desafios contempor\u00e2neos. \u201cA aplica\u00e7\u00e3o de metodologias que incentivam o socioemocional cresce cada vez mais pela necessidade do ensino p\u00fablico brasileiro em melhorar a qualidade da educa\u00e7\u00e3o. Essas t\u00e9cnicas oferecem oportunidades para que os estudantes aprimorem suas habilidades, tanto em sala de aula, quanto na vida pessoal, os auxiliando na capacidade de tomada de decis\u00e3o, lideran\u00e7a, resili\u00eancia, aten\u00e7\u00e3o, entre outras qualidades essenciais\u201d.<\/p>\n

A partir de uma metodologia baseada em tr\u00eas pilares: jogos de racioc\u00ednio, m\u00e9todos metacognitivos e professor mediador, explorando os recursos da metodologia com a\u00e7\u00f5es intencionais, o Programa MenteInovadora est\u00e1 alinhado \u00e0 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conta com o apoio dos professores para a aplica\u00e7\u00e3o em sala de aula. Ao todo, j\u00e1 foram impactados com a metodologia mais de 7,3 milh\u00f5es de alunos, al\u00e9m de 210 mil professores capacitados em 17 estados brasileiros. Hoje, uma das principais cidades a contar com o Programa \u00e9 Recife, em Pernambuco.<\/p>\n

A import\u00e2ncia do desenvolvimento desde a primeira inf\u00e2ncia \u00e9 tema de estudos internacionais. O professor em\u00e9rito de economia \u201cHenry Schultz\u201d da Universidade de Chicago, ganhador do Pr\u00eamio Nobel de Economia e especialista em economia do desenvolvimento humano, James J. Heckman, \u00e9 respons\u00e1vel por um estudo que revela a import\u00e2ncia da aten\u00e7\u00e3o \u00e0s crian\u00e7as at\u00e9 6 anos, que \u00e9 o per\u00edodo de maior potencial para criar habilidades como a aten\u00e7\u00e3o, motiva\u00e7\u00e3o, autocontrole e sociabilidade. A an\u00e1lise do programa \u201cPerry Preschool\u201d, feita por Heckman, mostra um retorno sobre o investimento de 7% a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, al\u00e9m da redu\u00e7\u00e3o dos custos em temas como refor\u00e7o escolar, sa\u00fade e gastos do sistema de justi\u00e7a penal, por exemplo.<\/p>\n

\u201cComo provam os estudos de Heckman, o investimento em educa\u00e7\u00e3o \u00e9 fundamental para, n\u00e3o s\u00f3 construirmos cidad\u00e3os mais capacitados para os desafios modernos de sociabilidade e empregabilidade, por exemplo, mas tamb\u00e9m para garantir um destino melhor a todas elas, o que impacta no social como um todo. Investir, hoje, em t\u00e9cnicas como a aprendizagem socioemocional pode representar uma economia em investimentos em seguran\u00e7a e sistema prisional no futuro, al\u00e9m de garantirmos avan\u00e7os em outras \u00e1reas, como qualidade de vida, longevidade, renda per capita, enfim, termos indicadores ideais dos pa\u00edses desenvolvidos\u201d, argumenta Thiago.<\/p>\n

Refer\u00eancia internacional quando o assunto \u00e9 qualidade de ensino, Singapura \u00e9 o pa\u00eds mais bem classificado no Programa Internacional de Avalia\u00e7\u00e3o dos Estudantes, o Pisa. A pequena na\u00e7\u00e3o asi\u00e1tica viu seus indicadores evolu\u00edrem a partir de uma grande renova\u00e7\u00e3o na educa\u00e7\u00e3o. \u201cO Brasil precisa estar atento aos bons exemplos e incentivar cada vez mais a ado\u00e7\u00e3o de ferramentas eficazes na melhoria do ensino. O desenvolvimento socioemocional \u00e9 a chave para acelerar esse processo e transformar a vida de milh\u00f5es de estudantes\u201d, conclui Thiago.<\/p>\n

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