<\/p>\n
Felipe Massa<\/strong>, ex-piloto de F\u00f3rmula 1<\/strong>, deixou a categoria mais badalada do automobilismo em 2017, frustrado por n\u00e3o ter conquistado ao menos um t\u00edtulo mundial<\/strong> em suas 15 temporadas sentado nos cockpits de Sauber, Ferrari e Williams.<\/p>\n
Em outubro de 2025<\/strong>, oito anos ap\u00f3s se aposentar, por\u00e9m, uma das maiores injusti\u00e7as ocorridas nas pistas poder\u00e1 ser corrigida<\/strong> nos tribunais e, assim, dar ao brasileiro<\/strong> n\u00e3o apenas a sonhada ta\u00e7a de campe\u00e3o do mundo<\/strong>, mas tamb\u00e9m uma verdadeira fortuna em indeniza\u00e7\u00f5es<\/strong>.<\/p>\n
Caso Felipe Massa seja declarado vencedor da a\u00e7\u00e3o<\/strong> que impetrou na Justi\u00e7a da Inglaterra, o ex-piloto ser\u00e1 proclamado campe\u00e3o mundial de F\u00f3rmula 1 da temporada 2008<\/strong>, t\u00edtulo que hoje pertence a Lewis Hamilton.<\/p>\n
ā
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das \u00faltimas not\u00edcias sobre tecnologia, lan\u00e7amentos, dicas e tutoriais incr\u00edveis.
ā<\/p>\n
Quer entender o porqu\u00ea Massa pode ganhar, mesmo aposentado, seu primeiro t\u00edtulo da F\u00f3rmula 1 e, de quebra, embolsar quase meio bilh\u00e3o de reais em indeniza\u00e7\u00f5es? O CT Auto<\/strong> vai explicar.<\/p>\n
A perda do t\u00edtulo mundial de F\u00f3rmula 1 em 2008<\/strong> est\u00e1 na conta de outro brasileiro<\/strong>: Nelsinho Piquet<\/strong>. E \u00e9 justamente pela forma como Piquet prejudicou Felipe Massa<\/strong> que os tribunais podem reverter o resultado<\/strong> de pista no julgamento marcado para o pr\u00f3ximo m\u00eas de outubro.<\/p>\n
A \u201ctrapa\u00e7a\u201d de Nelsinho para prejudicar Massa ocorreu no GP de Singapura<\/strong>, em setembro de 2008. Na ocasi\u00e3o, Felipe Massa disputava o t\u00edtulo mundial com Lewis Hamilton<\/strong>, e estava a apenas um ponto de dist\u00e2ncia do piloto brit\u00e2nico.<\/p>\n
Ap\u00f3s fazer a pole-position e liderar a prova por 14 voltas, Massa foi prejudicado por uma manobra ilegal da Renault<\/strong>. Flavio Briatore, chefe da equipe, ordenou que Nelsinho Piquet batesse seu carro de prop\u00f3sito<\/strong> e, assim, facilitasse a corrida do outro piloto do time<\/strong>, Fernando Alonso. A manobra deu certo, Alonso venceu a corrida<\/strong>, Hamilton chegou em terceiro<\/strong> e Massa foi s\u00f3 o 13\u00ba<\/strong>.<\/p>\n
\n\n\n<\/div>\n\n<\/div>\n<\/div>\n<\/p><\/div>\n<\/p><\/div>\n<\/div>\n\nVer essa foto no Instagram<\/div>\n<\/p><\/div>\nUma publica\u00e7\u00e3o compartilhada por Blog F\u00f3rmula 1 (@blog_formula1)<\/p>\n<\/p><\/div>\n<\/blockquote>\n
A \u201ctrapa\u00e7a\u201d foi investigada<\/strong> e confirmada em meados de 2009, mas os resultados finais da prova<\/strong> \u2014 e do campeonato mundial \u2014 n\u00e3o foram alterados<\/strong>. Massa esperou o momento certo e, em 2024, de posse de uma entrevista do ex-chef\u00e3o da F1, Bernie Ecclestone, admitindo que \u201co regulamento foi mal interpretado\u201d, resolveu pedir, na justi\u00e7a, a repara\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
O que Massa ganha se vencer nos tribunais?<\/h2>\n
Caso o tribunal da Inglaterra considere justos os pedidos de Felipe Massa<\/strong>, o brasileiro sair\u00e1 da Justi\u00e7a com o t\u00edtulo de campe\u00e3o mundial de F\u00f3rmula 1<\/strong> e cerca de R$ 463 milh\u00f5es em sua conta<\/strong> banc\u00e1ria.<\/p>\n
O valor n\u00e3o foi pedido pelo ex-piloto de forma arbitr\u00e1ria. A cobran\u00e7a de quase meio bilh\u00e3o de reais, segundo os advogados do brasileiro, seriam por conta da premia\u00e7\u00e3o que a Ferrari daria pelo t\u00edtulo<\/strong> (2 milh\u00f5es de euros), acordos comerciais<\/strong> oferecidos aos campe\u00f5es de cada temporada e ajustes salariais<\/strong>.<\/p>\n
As primeiras audi\u00eancias<\/strong> do processo est\u00e3o marcadas para acontecer entre os dias 18 e 31 de outubro<\/strong> de 2025, e os r\u00e9us nos tribunais ser\u00e3o a Federa\u00e7\u00e3o Internacional de Automobilismo<\/strong> (FIA), a F\u00f3rmula 1<\/strong> e seu ex-chef\u00e3o, Bernie Ecclestone<\/strong>.<\/p>\n
Leia tamb\u00e9m:<\/strong><\/p>\n
\n
- F\u00f3rmula 1 2025: 5 tecnologias e novidades para ficar de olho<\/li>\n
- Como a F\u00f3rmula 1 pode influenciar os carros de GM, Audi e Ford?<\/li>\n<\/ul>\n
V\u00eddeo:\u00a0Baterias BYD: A Verdade por tr\u00e1s dos Mitos!
<\/strong><\/p>\n\u00a0<\/p>\n
Leia a mat\u00e9ria no Canaltech.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Felipe Massa, ex-piloto de F\u00f3rmula 1, deixou a categoria mais badalada do automobilismo em 2017, frustrado por n\u00e3o ter conquistado ao menos um t\u00edtulo mundial em suas 15 temporadas sentado nos cockpits de Sauber, Ferrari e Williams. Comparativo: carro de F\u00f3rmula 1 x F\u00f3rmula E Por que a F\u00f3rmula Eā¦ Continue lendo