Seja um restaurante de comida japonesa, uma pizzaria, uma churrascaria, um bar ou uma hamburgueria, o setor de alimenta\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m faz uso de novas tecnologias e inova\u00e7\u00f5es. Uma pesquisa de 2024 revelou, por exemplo, que 28% dos estabelecimentos usam ou j\u00e1 usaram intelig\u00eancia artificial (IA) em algum processo, segundo a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).<\/p>\n
Desse montante, 40% usaram a IA em tarefas de marketing, como na cria\u00e7\u00e3o de publica\u00e7\u00f5es para redes sociais e campanhas personalizadas. O estudo apontou que 26% j\u00e1 utilizaram essa tecnologia para automatizar o atendimento ao p\u00fablico e 17% na formula\u00e7\u00e3o ou reformula\u00e7\u00e3o do card\u00e1pio, bem como precifica\u00e7\u00e3o de pratos e sugest\u00f5es para novas combina\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
Paulo Fiaschi, product manager da Consumer (empresa especializada em solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas para o setor de alimenta\u00e7\u00e3o), afirma que o segmento vem passando por um \u201cprocesso de digitaliza\u00e7\u00e3o em massa\u201d. A pandemia de Covid-19, na sua vis\u00e3o, foi um divisor de \u00e1guas e o uso de tecnologias n\u00e3o se resume \u00e0 IA.<\/p>\n
\u201cAntes da pandemia, card\u00e1pios digitais em QR Code e totens de autoatendimento eram produtos caros e de nicho. Agora, essas tecnologias se popularizaram e sua ado\u00e7\u00e3o \u00e9 essencial para o dono do restaurante se manter competitivo e relevante\u201d, afirma.<\/p>\n
Fiaschi diz que, assim como ocorre em outros segmentos, a automa\u00e7\u00e3o reduz a incid\u00eancia de erros em tarefas repetitivas. \u201cEntendemos que diminuir a interfer\u00eancia humana em processos mais autom\u00e1ticos \u00e9 o que os empreendedores buscam para agilizar o trabalho\u201d, pontua.<\/p>\n
Case observado<\/strong><\/p>\n
O product manager cita o exemplo de um cliente atendido pela Consumer para explicar como a automa\u00e7\u00e3o pode ser \u00fatil. A lanchonete Vintage Arcade, localizada em Bebedouro (SP), instalou um totem de autoatendimento.\u00a0<\/p>\n
Al\u00e9m de agilizar o recebimento de pedidos e reduzir filas, a novidade permitiu destacar promo\u00e7\u00f5es e combos exclusivos, incentivando os clientes a adicionar itens extras aos seus pedidos, o que contribui para o aumento nas vendas. A instala\u00e7\u00e3o envolveu tamb\u00e9m a integra\u00e7\u00e3o de um computador com as especifica\u00e7\u00f5es recomendadas, impressora t\u00e9rmica e sistema de pagamento eletr\u00f4nico.<\/p>\n
\u201cToda semana, eu almo\u00e7o em um restaurante que tem um \u00f3timo buffet por quilo e bom atendimento. Mas na hora de pagar a conta, preciso pegar uma fila enorme, literalmente. O cliente \u00e9 esperto: automaticamente ele vai comparar esse tipo de experi\u00eancia com outras em que o fechamento da conta foi extremamente \u00e1gil. \u00c9 um caminho sem volta e voc\u00ea realmente come\u00e7a a pensar se compensa ir naquele \u2018tal lugar\u2019 que demora uma eternidade\u201d, compara Fiaschi.<\/p>\n
Redu\u00e7\u00e3o de custos<\/strong><\/p>\n
Outro ponto mencionado pelo product manager \u00e9 a redu\u00e7\u00e3o de custos proporcionada pela tecnologia. Ele menciona o caso de restaurantes que lidam com uma elevada demanda de pedidos de entrega.<\/p>\n
\u201cUm restaurante que utiliza um otimizador de rotas [sistema que calcula as rotas de acordo com o endere\u00e7o do consumidor e o trajeto de cada entregador] consegue entregar mais pedidos em menos tempo, economiza recursos com log\u00edstica e aumenta a percep\u00e7\u00e3o da qualidade para o cliente. E o mesmo acontece do balc\u00e3o para dentro da cozinha, quando processos automatizados eliminam erros e reduzem o desperd\u00edcio\u201d, aponta.<\/p>\n
A l\u00f3gica de qualidade e redu\u00e7\u00e3o de custos proporcionada pela tecnologia tamb\u00e9m se aplica a comandas, emiss\u00f5es de notas fiscais, integra\u00e7\u00e3o com aplicativos de pedidos, bots para WhatsApp e todas as outras fun\u00e7\u00f5es de um estabelecimento gastron\u00f4mico, acrescenta Fiaschi.<\/p>\n
\u201cH\u00e1 muito mais a ser explorado. O varejo, por exemplo, est\u00e1 integrando recursos de IA e sistemas complexos de big data para prever tend\u00eancias. E j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel ver boas empresas de tecnologia para o setor da alimenta\u00e7\u00e3o caminhando nessa dire\u00e7\u00e3o\u201d, conclui o executivo.<\/p>\n
Para saber mais, basta acessar: https:\/\/consumer.com.br\/<\/p>\n
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Seja um restaurante de comida japonesa, uma pizzaria, uma churrascaria, um bar ou uma hamburgueria, o setor de alimenta\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m faz uso de novas tecnologias e inova\u00e7\u00f5es. Uma pesquisa de 2024 revelou, por exemplo, que 28% dos estabelecimentos usam ou j\u00e1 usaram intelig\u00eancia artificial (IA) em algum processo, segundo a… Continue lendo