{"id":216289,"date":"2025-04-03T13:44:14","date_gmt":"2025-04-03T16:44:14","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/216289"},"modified":"2025-04-03T13:44:14","modified_gmt":"2025-04-03T16:44:14","slug":"combinar-ferramentas-de-feedback-pode-ajudar-os-cscs","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/216289","title":{"rendered":"Combinar ferramentas de feedback pode ajudar os CSCs"},"content":{"rendered":"
De acordo com um levantamento realizado na plataforma MIA, do IEG, em 2025, com cerca de 100 empresas, apenas 29% dos Centros de Servi\u00e7os Compartilhados (CSCs) aplicam, de forma integrada, a avalia\u00e7\u00e3o de eNPS (employee Net Promoter Score), pesquisas de clima organizacional e entrevistas de desligamento.<\/p>\n
Para Pedro Moi, respons\u00e1vel pela plataforma MIA e s\u00f3cio do IEG, \u201ca aus\u00eancia da avalia\u00e7\u00e3o regular de uma dessas m\u00e9tricas pode dificultar a obten\u00e7\u00e3o de insights pelos CSCs sobre a satisfa\u00e7\u00e3o e o comprometimento de suas equipes, tornando mais desafiadora a implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es eficazes de melhoria\u201d.<\/p>\n
Ainda segundo o empres\u00e1rio, esse cen\u00e1rio revela um grande potencial de aprimoramento, uma vez que a combina\u00e7\u00e3o dessas tr\u00eas ferramentas oferece informa\u00e7\u00f5es essenciais para compreender os fatores que influenciam a satisfa\u00e7\u00e3o e o engajamento dos colaboradores.<\/p>\n
\u201cO engajamento dos colaboradores nos CSCs \u00e9 impulsionado por diversos fatores, como a cria\u00e7\u00e3o de um ambiente de trabalho colaborativo, o reconhecimento de desempenho e a implementa\u00e7\u00e3o de programas de desenvolvimento e capacita\u00e7\u00e3o cont\u00ednuos. A utiliza\u00e7\u00e3o de m\u00e9tricas, como o eNPS, tamb\u00e9m permite identificar pontos cr\u00edticos e alinhar as a\u00e7\u00f5es de gest\u00e3o de pessoas visando melhorar o engajamento\u201d, analisa.<\/p>\n
O especialista tamb\u00e9m ressalta o papel central da cultura organizacional nesse processo. De acordo com ele, empresas que priorizam a transpar\u00eancia, o reconhecimento e o desenvolvimento cont\u00ednuo tendem a ter seus colaboradores mais motivados.<\/p>\n
\u201cAl\u00e9m disso, a integra\u00e7\u00e3o de pr\u00e1ticas inovadoras que atendam \u00e0s novas demandas, especialmente da Gera\u00e7\u00e3o Z, como flexibilidade no trabalho e benef\u00edcios voltados ao bem-estar, fortalece a conex\u00e3o dos profissionais com a organiza\u00e7\u00e3o\u201d, acrescenta.<\/p>\n
O levantamento elaborado pela MIA aponta ainda os principais fatores de motiva\u00e7\u00e3o para a Gera\u00e7\u00e3o Z, que incluem a possibilidade de trabalhar remotamente (86%), a flexibilidade de hor\u00e1rios (66%) e remunera\u00e7\u00e3o e benef\u00edcios competitivos (63%). <\/p>\n
\u201cEsse panorama refor\u00e7a a procura dos jovens profissionais por equil\u00edbrio entre qualidade de vida e crescimento profissional, tanto no Brasil quanto no \u00e2mbito internacional\u201d, explica.<\/p>\n
No geral, uma equipe engajada contribui para a redu\u00e7\u00e3o de desafios nas empresas como a alta rotatividade, queda na produtividade e falhas na comunica\u00e7\u00e3o interna. Segundo Pedro, com profissionais mais envolvidos, \u00e9 poss\u00edvel fortalecer um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficiente, al\u00e9m de aumentar a reten\u00e7\u00e3o de talentos.<\/p>\n
\u201cAs melhores pr\u00e1ticas para promover o engajamento incluem a implementa\u00e7\u00e3o de programas cont\u00ednuos de treinamento e capacita\u00e7\u00e3o, o reconhecimento regular do desempenho, a cria\u00e7\u00e3o de oportunidades de crescimento e a promo\u00e7\u00e3o de uma cultura de feedback aberto. Al\u00e9m disso, investir em iniciativas de bem-estar e flexibilidade, como pol\u00edticas de trabalho remoto, tem se mostrado essencial para engajar os colaboradores, especialmente a Gera\u00e7\u00e3o Z\u201d, conclui.<\/p>\n
Para mais informa\u00e7\u00f5es, basta acessar: www.ieg.com.br<\/p>\n
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De acordo com um levantamento realizado na plataforma MIA, do IEG, em 2025, com cerca de 100 empresas, apenas 29% dos Centros de Servi\u00e7os Compartilhados (CSCs) aplicam, de forma integrada, a avalia\u00e7\u00e3o de eNPS (employee Net Promoter Score), pesquisas de clima organizacional e entrevistas de desligamento. Para Pedro Moi, respons\u00e1vel… Continue lendo