{"id":216390,"date":"2025-04-03T15:18:04","date_gmt":"2025-04-03T18:18:04","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/216390"},"modified":"2025-04-03T15:18:04","modified_gmt":"2025-04-03T18:18:04","slug":"spm-lanca-guia-para-prevencao-e-enfrentamento-as-violencias-de-genero-nos-municipios-durante-forum-de-gestoras","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/agencia5jf\/216390","title":{"rendered":"SPM lan\u00e7a guia para preven\u00e7\u00e3o e enfrentamento \u00e0s viol\u00eancias de g\u00eanero nos munic\u00edpios durante F\u00f3rum de Gestoras"},"content":{"rendered":"
Nesta quinta (3) e sexta-feira (4), Salvador sedia o F\u00f3rum de Gestoras de Pol\u00edticas para as Mulheres, promovido pela Secretaria de Pol\u00edticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), no Hotel Fiesta, no Itaigara. O evento re\u00fane cerca de 150 representantes municipais e estaduais para afinamento das a\u00e7\u00f5es voltadas \u00e0 promo\u00e7\u00e3o da igualdade de g\u00eanero nos munic\u00edpios da Bahia e apresenta um guia para a cria\u00e7\u00e3o e fortalecimento de organismos e conselhos de pol\u00edticas para mulheres.<\/p>\n
Segundo a secret\u00e1ria da SPM, Neusa Cadore, o encontro pretende ampliar o di\u00e1logo entre diferentes esferas de governo e contribuir para a expans\u00e3o das pol\u00edticas espec\u00edficas em todos os munic\u00edpios da Bahia.<\/p>\n
\u201cA pol\u00edtica para mulheres \u00e9 transversal, atravessa os diversos organismos, as diversas pastas do Estado e do Munic\u00edpio. O importante \u00e9 que o Munic\u00edpio esteja atento \u00e0s necessidades das mulheres. Por exemplo: a necessidade de creche, de aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica, de sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o em tempo integral para as m\u00e3es que precisam trabalhar e n\u00e3o t\u00eam onde deixar os filhos, autonomia econ\u00f4mica, qualifica\u00e7\u00e3o. Ent\u00e3o, \u00e9 esse debate\u201d, elencou.<\/p>\n
Na programa\u00e7\u00e3o, a pasta re\u00fane mesas tem\u00e1ticas sobre pol\u00edticas p\u00fablicas, preven\u00e7\u00e3o e enfrentamento \u00e0s viol\u00eancias de g\u00eanero, inclus\u00e3o socioprodutiva de mulheres e planejamento or\u00e7ament\u00e1rio para a equidade de g\u00eanero. Para \u00c9rica Daiane Costa, secret\u00e1ria de Mulheres e Juventude de Juazeiro, as discuss\u00f5es servir\u00e3o \u00e0 elabora\u00e7\u00e3o de propostas voltadas \u00e0s demandas espec\u00edficas no seu munic\u00edpio, que implantou uma Secretaria para Mulheres h\u00e1 apenas tr\u00eas meses.<\/p>\n
\u201cPara a gente \u00e9 essencial esse estreitamento com a Secretaria Estadual de Pol\u00edticas para as Mulheres. A gente fez uma a\u00e7\u00e3o intensa no m\u00eas de mar\u00e7o, recebendo uma unidade m\u00f3vel da SPM nas \u00e1reas rurais de Juazeiro, isso mostra o quanto \u00e9 importante a presen\u00e7a do Estado dentro dos munic\u00edpios. Mas, aqui, a gente tamb\u00e9m alinha o projeto para garantir preven\u00e7\u00e3o e combate \u00e0 viol\u00eancia contra a mulher, que \u00e9 um dos principais problemas em Juazeiro e no Brasil hoje\u201d, destacou.<\/p>\n
Ind\u00edgena da etnia Patax\u00f3, Samehy Patax\u00f3 \u00e9 vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e v\u00ea no F\u00f3rum a oportunidade de aproximar o Estado das necessidades municipais. \u201cA ideia \u00e9 a gente ouvir os munic\u00edpios e construir coletivamente. Para aqueles munic\u00edpios que n\u00e3o t\u00eam uma Secretaria Municipal ainda, o debate \u00e9 sobre como fazer chegar a pol\u00edtica at\u00e9 o munic\u00edpio\u201d, completou.<\/p>\n
Nesta sexta-feira, o evento tamb\u00e9m contar\u00e1 com a presen\u00e7a da secret\u00e1ria nacional do Minist\u00e9rio das Mulheres, F\u00e1tima Silva, que far\u00e1 uma palestra sobre a V Confer\u00eancia Nacional de Pol\u00edticas para as Mulheres, que acontecer\u00e1 no segundo semestre de 2025. A programa\u00e7\u00e3o ainda prev\u00ea a institui\u00e7\u00e3o de um f\u00f3rum estadual de gestoras p\u00fablicas para dar seguimento aos trabalhos iniciados no evento.<\/p>\n