\n
\n M Buzz\n <\/div>\n
\n A IA j\u00e1 revolucionou o marketing digital (e voc\u00ea ainda n\u00e3o percebeu)
\n <\/h6>\n<\/div>\n<\/article>\n<\/li>\n<\/ul><\/div>\n
Sabemos que a internet n\u00e3o \u00e9 um mar de rosas, mas voc\u00ea j\u00e1 parou pra pensar em como o digital influenciou \u2013 e influencia \u2013 positivamente no cen\u00e1rio cultural?<\/p>\n
A transversalidade midi\u00e1tica proporcionada pelo digital aparece como uma for\u00e7a transformadora na maneira como consumimos e compartilhamos diferentes tipos de manifesta\u00e7\u00f5es culturais.<\/p>\n
\n
<\/div>\n<\/div>\n
TikTok, Instagram, YouTube e Spotify t\u00eam redefinido n\u00e3o s\u00f3 a forma como nos relacionamos com esporte, cinema, m\u00fasica, games, entre outros, mas tamb\u00e9m ampliado significativamente o alcance do p\u00fablico-alvo, facilitando (e muito) o acesso.<\/p>\n
Quando a gente pensa nos grandes eventos que ocorreram em 2023, fica evidente que o consumo cultural est\u00e1 em ascens\u00e3o no Brasil.<\/p>\n
\n
<\/div>\n<\/div>\n
A Bienal do Livro, por exemplo, bateu recorde de visitantes e de vendas, com m\u00e9dia de 9 obras adquiridas por pessoa. Outro hit foi a CCXP (Comic Con Experience), que teve recorde de p\u00fablico na sua edi\u00e7\u00e3o especial de 10 anos, com 287 mil visitantes nos 5 dias de evento. N\u00e3o para por a\u00ed, no universo de games, a BGS (Brasil Game Show), tamb\u00e9m estabeleceu um novo recorde de p\u00fablico com mais de 328 mil pessoas.<\/p>\n
E pode ter certeza que o digital teve grande influ\u00eancia nesses n\u00fameros.<\/p>\n
Seja por meio dos criadores de conte\u00fado, que influenciam com perfis dedicados \u00e0 cultura, com resenhas r\u00e1pidas de livros, filmes e s\u00e9ries no Instagram ou no TikTok, com discuss\u00f5es aprofundadas em podcasts e at\u00e9 em campeonatos de eSports.<\/p>\n
\n
<\/div>\n<\/div>\n
\nAs plataformas digitais permitem que a influ\u00eancia cultural seja capaz de transcender as fronteiras tradicionais.<\/p>\n<\/blockquote>\n
S\u00f3 na internet acontece uma converg\u00eancia de todos os diferentes tipos de m\u00eddia, como livros, s\u00e9ries, filmes, games, m\u00fasica etc. E todos os dias temos acesso a milhares de conte\u00fados sobre todos esses segmentos, gerando muito interesse e pessoas cada vez mais apaixonadas por cultura.<\/p>\n
\nIndependentemente da plataforma, as redes sociais hoje s\u00e3o uma verdadeira ponte que conecta diferentes formas de express\u00e3o cultural e diferentes perfis de p\u00fablico.<\/p>\n
\n
<\/div>\n<\/div>\n<\/blockquote>\n
Ao refletirmos sobre esses eventos que bombaram com edi\u00e7\u00f5es hist\u00f3ricas em 2023 que cito no texto, enxergamos que a transversalidade midi\u00e1tica n\u00e3o apenas ampliou o alcance do consumo cultural, mas tamb\u00e9m enriqueceu a experi\u00eancia desse segmento como um todo.<\/p>\n
O Brasil testemunha uma transforma\u00e7\u00e3o na maneira como as hist\u00f3rias s\u00e3o contadas, como os conhecimentos s\u00e3o compartilhados e na forma como as marcas se inserem no tecido cultural.<\/p>\n
O desafio agora \u00e9 abra\u00e7ar esse fen\u00f4meno de maneira consciente, garantindo que a diversidade de vozes e perspectivas culturais continuem a florescer em meio a esse cen\u00e1rio nem sempre t\u00e3o florido que define a era contempor\u00e2nea.<\/p>\n
\n
<\/div>\n<\/p><\/div>\n
Clarissa S\u00e1 \u00e9 diretora de cria\u00e7\u00e3o da ag\u00eancia de publicidade BKR.<\/em><\/p>\n\u00a0<\/p>\n
\u00a0<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Ao contr\u00e1rio do que dizem as m\u00e1s l\u00ednguas, as redes sociais criaram uma nova conex\u00e3o entre as pessoas e as manifesta\u00e7\u00f5es culturais. \u201cA era da desinforma\u00e7\u00e3o\u201d, \u201c\u00e9 quase uma lavagem cerebral\u201d, \u201cningu\u00e9m mais l\u00ea um livro, ningu\u00e9m se aprofunda em nada\u201d, \u201cas pessoas pararam de estudar\u201d. Pelo menos uma vez… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-6319","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6319","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=6319"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6319\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=6319"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=6319"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia5.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=6319"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}