Governo de Sergipe investe no futuro da educação modernizando a rede estadual de ensino

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A modernização da rede estadual de ensino de Sergipe é realidade. Quem percorre o estado constata alguma obra estruturante em escolas em andamento ou já inaugurada, e percebe o sentimento de pertencimento nas comunidades escolares. Tudo isso é resultado do trabalho planejado e bem executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), que, desde o início da gestão, em 2023, até setembro de 2024, já entregou 55 obras para a educação, um ritmo positivo de um equipamento inaugurado a cada 12 dias.

Desse total, já são 20 escolas totalmente reformadas, ampliadas e climatizadas, e 35 quadras e espaços poliesportivos, fruto de investimentos de R$ 121.111.677,77, recursos bem aplicados para deixar as escolas estaduais com condições para ofertar uma educação para o futuro. “O governo está de parabéns por sempre entregar à população essas obras para a educação. A gente vê muitas reformas acontecendo e tive o prazer de ver o renascimento e inauguração do Centro de Excelência Nelson Mandela. Valorizou bastante a nossa área. Que venham mais e mais”, comemora a aposentada Fátima Barreto, moradora do conjunto Médici II, em Aracaju.

Acessibilidade quadra do Armindo Guarana. Foto Maria Odilia

O Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa, no bairro Bugio, em Aracaju, foi uma das primeiras obras entregues nessa gestão. Com investimentos de R$ 3.312.496,37, a escola em tempo integral é uma das referências na comunidade tanto em ações pedagógicas como em estrutura social.

“Vivenciei diferentes momentos da escola e o Francisco Rosa é especial. É gratificante ver que todos os alunos têm acesso aos laboratórios, à biblioteca, à quadra, todas as salas são climatizadas e diariamente somos incentivados a estudar, experimentar e buscar novos conhecimentos”, enfatizou a estudante Larissa Matos dos Santos.

Colégio Estadual João Fernandes de Brito

Colégio Estadual João Fernandes de Britto. Foto Maria Odilia

Já na região do baixo São Francisco, em Propriá, o centenário Colégio Estadual Cel João Fernandes de Brito também ganhou uma nova estrutura. Com cerca de 740 alunos matriculados, a unidade recebeu cerca de R$ 4.549.108,19 em investimentos aplicados na reestruturação predial, quadra, laboratório, cozinha e muito mais. A unidade teve as características preservadas do prédio tombado pelo Patrimônio do Estado e deu uma nova vida ao entorno da comunidade. “Estudei na minha juventude e o novo prédio foi reconstruído sem perder a estrutura tradicional. Ficou lindo e sempre dá gosto vir à praça admirá-lo”, afirma a aposentada Maria Helena Vieira.

Colégio Estadual João Fernandes de Britto. Foto Maria Odilia

Para a estudante do 3º ano, Sara Vitória, os investimentos estimulam a todos nós a se dedicar aos estudos. “Superou nossas expectativas. Temos uma escola com ar-condicionado em todas as salas de aula, elevador para pessoas com deficiência e toda estrutura para nossos maravilhosos professores”, disse a jovem.

Além dessas escolas, o governo entregou o Centro de Excelência Professor Paulo Freire (Aracaju), Centro de Excelência Dr. Leandro Maciel (Pacatuba), Colégio Estadual Maria da Conceição – Maria Pereira (Itabaiana), Colégio Estadual General Siqueira (Aracaju), Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado (Estância), Centro de Excelência em Educação Profissional Professor Udison Ribeiro (Simão Dias), Centro de Excelência Edelzio Vieira de Melo (Capela), Centro de Excelência Santos Dumont (Aracaju), Colégio Estadual Eduardo Silveira (Itabaiana), Centro de Excelência Doutor Jessé Fontes (Pedrinhas).

Colégio Francisco Rosa

Também foram inaugurados o Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral (Aracaju), Conservatório de Música (Aracaju), Centro de Excelência São Francisco de Assis (Canhoba), Centro de Excelência Manuel Dantas (Cedro de São João), Colégio Estadual Coronel João Fernandes de Brito (Propriá), Colégio Estadual Miriam Melo (Aracaju), Colégio Estadual Silvio Romero (Lagarto), Colégio Estadual Monsenhor Rangel (Gararu), Centro de Excelência Nelson Mandela (Aracaju).

“A escola ficou irreconhecível! Estou aqui desde o início da reforma. Quero agradecer por esse benefício”, disse a aluna Bárbara Vitória, da Escola Estadual Monsenhor Rangel, em Gararu, entregue no mês de agosto deste ano, com investimento de R$ 1.390.936,10.

Novas instalações das salas do Francisco Rosa. Foto Maria Odília

Fortalecimento do desporto

Das 55 obras entregues nesses 21 meses, 35 são quadras de esportes, que, além de serem espaços destinados ao esporte escolar, agregam ao plano político pedagógico ambientes propícios à realização de feiras científicas, eventos socioculturais e artísticos, integrando estudantes, todos que fazem a escola e a comunidade.

Uma das escolas contempladas com uma quadra poliesportiva foi o Colégio Estadual Armindo Guaraná, em São Cristóvão. A comunidade escolar comemora, pois foram 46 anos de espera. Hoje, o esporte na escola é uma ferramenta de transformação, possibilitando que a unidade conseguisse incentivar a prática esportiva entre mais jovens. Com a quadra de esportes, toda comunidade escolar tem a possibilidade de contato com vários esportes.

Quadra da Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral

Em Nossa Senhora Aparecida, a construção da quadra de esportes do Colégio Estadual João Salônio foi uma reivindicação da comunidade escolar atendida pelo Governo de Sergipe. Os alunos têm na quadra um espaço de incentivo à prática das diversas modalidades esportivas, garantindo a cidadania, inclusão social, saúde e lazer, totalizando um investimento de R$ 716.736,52.

O ex-aluno da escola, Guilherme Cauã, atualmente cursando Letras na Universidade Federal de Sergipe (UFS), mantém o sentimento de pertencimento à escola e afirma que o espaço também incentiva o esporte na comunidade. “Continuarei treinando o futsal e tenho amigos que também querem participar”, destacou. Já a aluna Maria Heloisa Farias afirma que “a quadra é boa para alunos e professores, que desenvolvem projetos pedagógicos e de esportes em um ambiente adequado”.

Dentre as 35 quadras poliesportivas e espaços esportivos inaugurados estão as do Centro de Excelência Abdias Bezerra (Ribeirópolis), Colégio Estadual Dom Mário Sivieri (Lagarto), Colégio Estadual Joao Salônio (Nossa Senhora Aparecida), Colégio Estadual Benedito Oliveira (Aracaju), Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço (São Cristóvão), Colégio Estadual Dr. Jessé Trindade (Ilha das Flores), Centro de Excelência Nelson Resende de Albuquerque (Gararu), Colégio Estadual Luiz Garcia (Brejo Grande), Colégio Estadual Prof. Rogaciano Magno Leão Brasil (Santo Amaro das Brotas), reestruturação do Ginásio Constâncio Vieira e Parque Aquático Zé Peixe (Aracaju), Escola de Esporte Professor Kardec (Aracaju), Escola de Esporte Gerivaldo Garcia (Aracaju).

Também foram entregues a quadra da Praça João Paulo II (Bairro Olaria, Aracaju), quadra do Colégio Estadual Professora Clarice da Silva (São Cristóvão), quadra do Colégio Estadual Petrônio Portela (Aracaju), do Centro de Excelência Emeliano Ribeiro (São Domingos), Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Lourival Fontes (Riachão do Dantas), Centro de Excelência 24 de Outubro (Aracaju), Colégio Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família (Neópolis), Colégio Estadual 8 de Julho (Aracaju), Colégio Estadual Murilo Braga (Itabaiana), Colégio Estadual Prof Josefina Oliveira (Pedrinhas), Centro de Educação Profissional Prof Marcos Ferreira (Simão Dias), Escola Estadual Rodrigues Dórea (Aracaju), Centro de Excelência Professora Anita Passos (Pinhão), Colégio Estadual Martinho Garcez (Frei Paulo), Colégio Estadual Olavo Bilac (Aracaju), Centro de Excelência Professora Noêmia de Souza (Poço Redondo), Escola Estadual São José (Aracaju), Escola Estadual José de Alencar Cardoso (Aracaju), Escola Estadual Olímpia Bittencourt (Aracaju).

O Colégio Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral (antigo Caic), em Aracaju, após 15 anos, recebeu neste mês de setembro a quadra poliesportiva, quadra de futebol de areia e quadra de vôlei de praia, resultado de um investimento total de R$ 2.227.575,50. A quadra da unidade escolar, que havia sido interditada em 2009 e demolida em 2014, passou por uma reestruturação completa e dispõe de novos equipamentos de lazer e de apoio pedagógico para o proveito dos alunos e da equipe.

A aluna Rafaela Soares, do 9º ano do ensino fundamental, conta a felicidade em ter três espaços esportivos em um só lugar. “É o meu segundo ano estudando nesta escola. Quando eu entrei aqui as reformas estavam sendo feitas e é muito bom saber que vamos poder fazer aula de educação física realmente prática, além de outros esportes”, frisou.

 

Climatização

Além das 55 obras entregues, o Governo de Sergipe faz investimentos na climatização de salas de aulas, laboratórios, salas de professores e todos os ambientes internos, a exemplo de despensas de produtos perecíveis por meio do programa Sinta o Clima. Já são 149 escolas climatizadas em 21 meses de gestão e 94 unidades estão em processo de aumento de carga e adequações para receber os aparelhos de ar-condicionado. Todo esse investimento está orçado em mais de R$ 76.609.475,79 e impacta positivamente no processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, 54 escolas entrarão até o fim do ano no processo de licitação para que sejam climatizadas a partir de 2025. Até 2026, a meta do Governo é que 100% das escolas estaduais estejam climatizadas. O Colégio Estadual Professora Maria das Graças Azevedo Melo, no Bairro Coqueiral, em Aracaju, é uma das unidades beneficiadas com o programa Sinta o Clima. Passou por uma completa reestruturação para receber um moderno sistema de eletricidade, com a instalação de 32 aparelhos de ar-condicionado em todos os ambientes e intervenções que totalizaram um investimento de R$ 539.994,11.

A aluna Antonely Silva faz parte do Grêmio Estudantil, é jovem monitora e líder de turma. “Com a climatização, temos avanços. Agora conseguimos ir para o laboratório de ciências e fazer experimentos, além do laboratório de informática com os computadores. Foi uma melhoria muito relevante na escola”, afirmou a estudante.

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