Renault Logan deixa de ser produzido e sai de linha após 17 anos

O Renault Logan, sedan compacto lançado pela marca francesa em 2007, não fará mais parte do portfólio disponível no país e, assim que esgotar as últimas unidades disponíveis nas concessionárias, dará adeus ao mercado brasileiro.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Renault terá SUV coupé híbrido no Brasil em 2025
  • Renault Kardian | 3 motivos para comprar e 2 para evitar

O modelo, que teve 4.488 unidades emplacadas entre janeiro e setembro — 1.978 apenas no último mês — abre a “temporada de despedidas” da Renault em 2024. Depois do sedan, que já não é mais produzido em São José dos Pinhais, as esteiras na planta da região metropolitana de Curitiba também deixarão de fabricar o Stepway, em dezembro.

A confirmação do fim da linha do Logan e, até dezembro, do Stepway, endossa o que Luca de Meo, CEO global da Renault, havia adiantado ainda em 2021, mas que vinha sendo negado pela marca francesa até então.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Logan continua, até os estoques acabarem, disponível em duas versões no Brasil, com preços entre R$ 97,5 mil e R$ 101 mil. Tanto a Life quanto a Zen têm sob o capô motor 1.0 aspirado, que gera 82 cavalos, e câmbio manual de 5 velocidades. As versões com motor 1.6 já não são mais produzidas desde 2022.

Aposentadoria do Renault Logan deixa marca francesa sem nenhum sedan à venda no Brasil (Imagem: Divulgação/Renault)

Por que o Logan saiu de linha?

A Renault não emitiu nenhum comunicado oficial listando as razões que levaram a montadora a parar de fabricar o Logan, mas elas não são exatamente um “segredo de estado”, e têm a ver com o posicionamento que a marca quer adotar no mercado.

O fim do Logan está diretamente ligado ao foco quase exclusivo da Renault em SUVs, tanto elétricos quanto a combustão. Esses produtos, na visão da montadora francesa, possuem um maior valor agregado no mercado brasileiro e, por isso, serão privilegiados.

Prova disso foi o lançamento recente do Kardian com câmbio manual e a confirmação de dois novos SUVs para o mercado verde-amarelo — um coupé médio híbrido, inédito, e um compacto que chegará para substituir o Duster.

Renault Logan perdeu relevância frente às futuras picapes e SUVs da marca (Imagem: Divulgação/Renault)

Há, também, a promessa de lançar em um futuro próximo, provavelmente em 2026, uma nova picape híbrida intermediária, baseada no conceito Niágara, que o Canaltech viu de perto. Por tudo isso, não há mais espaço para sedans como o Logan, agora oficialmente mais um carro aposentado no Brasil.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.