Vereador gravado maltratando leitão é alvo de ação civil pública

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal ajuizou ação civil pública contra o vereador Inspetor Alberto (PL-CE) e o município de Fortaleza em razão do vídeo em que o político aparece maltratando um leitão. Os autores do processo pedem indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 300 mil.

“É inadmissível que uma figura pública que deveria dar exemplo tenha um comportamento como esse, tratando o animal como se fosse um objeto de forma cruel, torturando o animal para ganhar likes na internet. Nossa sociedade evoluiu e esse tipo de postura é inadmissível, então nós esperamos que a justiça o condene para que isso tenha um caráter educativo”, aponta Ana Paula de Vasconcelos, advogada do Fórum Animal.

Na gravação, de acordo com o grupo, o vereador aparece praticando o crime de maus-tratos contra o animal, fazendo alusão ao adversário político Evandro Leitão (PT-CE). “Nas cenas que chocaram todo o país, o vereador arrasta o animal pelas orelhas e o imobiliza. A conduta do vereador é reprovável do ponto vista moral e deverá ser apurada pelo possível cometimento do crime de maus tratos”, aponta o fórum.

Veja o vídeo:

“Leitão, seu desgraçado, você vai para a panela, dia 27 [de outubro]. Me aguarde. Você vai ver. Vou comer você bem assadinho”, diz o político, segurando o animal pelas orelhas. Evandro Leitão (PT-CE) foi eleito prefeito em Fortaleza no dia 27 de outubro.

O Metrópoles tenta contato com o vereador Inspetor Alberto. Não houve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.