‘Não somos minoria’: Parada LGBTI+ de Florianópolis deve ser um dos maiores eventos do ano

Cerca de 100 mil pessoas são estimadas na 17ª Parada LGBTI+ de Florianópolis, que ocorre neste domingo (17). Segundo a organização, se trata do terceiro maior evento da capital em número de pessoas e, neste ano, novidades devem reforçar a segurança e acessibilidade no local.

Parada LGBTI+ de Florianópolis, foto mostra arco de balões nas cores do arco-íris com multidão atrás

Parada LGBTI+ de Florianópolis em setembro de 2023 reuniu cerca de 100 mil pessoas – Foto: Leo Munhoz/ND

Com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, o tema deste ano é “Basta de negligência, nossos direitos já!”. A ideia é destacar o apelo da comunidade por igualdade e respeito, focando na visibilidade e nos direitos de todas as identidades e orientações.

Conforme Selma Light, assessora de Políticas Públicas LGBTI+ da Prefeitura de Florianópolis, que apoia o evento, afirma que neste ano o número de ambulatórios e de áreas para PDC (Pessoas com deficiência) irá aumentar.

“A parada é considerada o terceiro maior evento da cidade, atrás do Réveillon e Carnaval, a parada é a que mais concentra pessoas e era uma uma economia muito grande. A gente tem informação que os hotéis ficam 90% ocupados nessa época”, afirmou Selma.

‘Não somos minoria’, organizadoras falam sobre importância da Parada LGBTI+

Em visita à sede do Grupo ND em Florianópolis, a organização da Parada LGBTI+ de Florianópolis reforçou a importância política e social do evento.

“Sempre tem um projeto outro sendo pautado contra nossas existências contra né? A gente tem que lembrar que temos força, que estamos aqui, que não vamos arredar o pé e que estamos juntos”, disse Mara Bens, artista drag interpretada pelo ator Igor Lima.

“A parada mostra que a gente está aqui, nós somos uma grande número e não somos minoria. Merecemos respeito”, concluiu Selma Light.

Confira a programação da Parada LGBTI+ de Florianópolis

A concentração Parada LGBTI+ de Florianópolis começa ao meio-dia, na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz, local onde será realizada a abertura oficial. Em seguida, os trios elétricos sairão embalados por 15 DJs das principais casas noturnas de Santa Catarina.

Os trios seguem em direção ao Parque da Beira-Mar Continental, em um percurso de cerca de dois quilômetros. O evento contará com a presença de DJs como Alice Cavazzott, Lirous K’yo e Alexia, além do show do grupo de pagode ‘Entre Elas’.

Serviço

  • Evento: 17ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis
  • Data: 17 de novembro de 2024, a partir das 12h
  • Local: Avenida Beira-Mar Continental
  • Atrações: Shows de DJs e grupo de pagode ‘Entre Elas’Evento gratuito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.