Vídeo mostra como avião secreto dos EUA “freia” no espaço; assista

Em um raro comunicado, a Boeing e a Força Espacial dos Estados Unidos publicaram informações sobre a sequência de manobras que o avião espacial X-37B vai começar a realizar. O procedimento vai ajudá-lo a reduzir sua órbita e a descartar componentes desnecessários antes de descer para pousar na Terra. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Parece que o avião espacial da China tirou um objeto da órbita da Terra
  • Avião espacial dos EUA pousa após 908 dias em missão misteriosa fora da Terra

 

As manobras em questão fazem parte do aerobraking, a chamada “frenagem aérea”. O procedimento foi detalhado em um novo vídeo da Boeing, em que um representante da empresa explica que isso vai alterar a altitude do X-37B, permitindo descartar em segurança os componentes do módulo de serviço conforme as boas práticas de mitigação de detritos espaciais. 

A Força Espacial norte-americana elogiou o procedimento. “Esta manobra inédita para o X-37B é um passo incrivelmente importante para a Força Espacial dos EUA, conforme buscamos expandir nossa aptidão e habilidade neste domínio tão desafiador”, declarou o general Chance Saltzman, Chefe de Operações Espaciais dos EUA.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Quando realizamos a frenagem aérea, usamos o arrasto atmosférico para diminuir efetivamente nosso apogeu [de órbita] uma passagem por vez, até chegarmos ao regime orbital em que queremos estar”, explicou John Ealy, engenheiro da Boeing. “Quando fazemos isso, economizamos quantidades enormes de propelente. É por isso que o aerobraking é importante”.

X-37B, veículo da Força Espacial dos Estados Unidos (Imagem: Boeing/US Space Force)

No vídeo, o X-27B muda sua atitude (a direção em relação à direção orbital) para que sua “barriga” fique apontada para frente, enquanto o nariz fica para cima, na direção oposta à da Terra. A animação mostra também que a parte inferior do avião espacial fica alaranjada devido ao calor gerado pelo arrasto das moléculas da atmosfera da Terra, que o desaceleram. 

No entanto, não se sabe muito mais sobre as atividades do avião espacial. Sua missão mais recente OTV-7 começou com o lançamento realizado por um foguee Falcon Heavy, da SpaceX, e parece ter o objetivo de testar os efeitos da radiação espacial no veículo e de tecnologias de percepção do domínio espacial.

Veja também:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.