Ludmilla, Pabllo Vittar e mais 11 destaques musicais para ouvir

Os lançamentos musicais desta semana trazem peso e variedade para atualizar qualquer playlist. De Raissa Leal, filha de Mr. Catra, que lança seu novo hit “Uh, Mamãe Chegou”, a faixas de Iza, Ludmilla, Péricles e muito mais, a cena musical brasileira está vibrante. Confira os 10 principais destaques que prometem embalar os próximos dias.

Raissa Leal

“Uh Mamãe Chegou”! A filha de Mr. Catra, recriou o famoso bordão do pai no lançamento do Filha do Funk, que busca manter vivo o legado do artista, morto em 2018. O lançamento foi no dia 5 de novembro, data em que Catra comemoraria seu 56º aniversário.

O trabalho reúne oito faixas, a começar pela Intro, que surge com a voz do funkeiro, numa espécie de oração, dando a benção para a sua filha trilhar seu caminho do funk. “De coração, você é a cara do funk”, revela Catra no áudio, que foi de fato o ponto de partida para o álbum.

Ao Metrópoles, Raissa detalhou a música Mamãe Chegou. “Por se tratar de uma homenagem pro meu pai, eu queria muito que tivesse uma referência de cara e que as pessoas ouvissem e já associassem ele. Conseguimos isso de alguma forma em todas as faixas, mas a Mamãe Chegou ficou muito mais forte, porque Papai Chegou foi um dos bordões mais famosos dele”, disse, acrescentando que essa é uma maneira de manter vivo o legado de Catra.

Raíssa também explicou que, além da brincadeira, ainda exalta o empoderamento feminino em uma música de duplo sentido. “Ressalta que a mulher também pode estar no comando na hora do prazer e que ela está livre pra poder fazer o que ela bem quiser”, completou.

Foto colorida de Raissa Leal, filha do Mr. Catra - Metrópoles

Felipe Araújo

O cantor apresentou Carta Aberta – Vol.1, com músicas que exploram diferentes facetas do amor, da saudade e superação. Entre as oito faixas do projeto, a primeira a ser mostrada é Body Splash (feat. Luan Pereira).

A canção traz versos que falam de lembranças intensas de um relacionamento passado, com refrão e batida que misturam o melhor do sertanejo com elementos modernos.

Outras modas que compõem o álbum são: Vai Entrar Pra História, Amanhã Não Sei, Se Eu Soubesse (feat. Matheus Fernandes), Água de Corpo, Chorei no Porta-Malas e Vontade Matada.

Foto colorida de Felipe Araújo - Metrópoles
Felipe Araújo publicou o EP Spoiler, com quatro faixas

Iza

Após o nascimento de Nala, a cantora e compositora lançou a sua versão do clássico do jazz, Cry Me A River, que tem como referência a gravação de Dinah Washington.

Com um novo arranjo de cordas que trazem uma sensação de perigo iminente, um risco leve, em meio à roupagem luxuosa e a letra romântica, o projeto é tema da personagem Maristela (Lília Cabral), de Garota do Momento.

“É uma verdadeira honra ser convidada para reinterpretar uma música tão clássica como Cry Me A River! Desde que comecei a cantar sempre tentei encontrar minha própria voz admirando grandes mulheres do jazz e R&B como a Dinah Washington – que sempre trouxe uma interpretação única e cheia de emoção através da sua voz. Como artista, acho sempre importante me desafiar e reverenciar todas as mulheres incrivelmente talentosas que vieram antes!”, disse IZA.

Capa do single Cry me a River, de Iza - Metrópoles

Ananda Paixão

A cantora e compositora publicou o seu primeiro álbum, Cajuína. Inspirado por suas raízes nordestinas e uma sonoridade pop, o álbum é composto por nove faixas que revelam a identidade artística da cantora.

A faixa foco é Xameguin, com colaboração de Mateus Carrilho, mas a produção ainda conta com músicas já conhecidas pelo público, como A Vida de Uma Gostosa, além de inéditas.

Sobre o processo criativo, Ananda explicou suas histórias foram as maiores inspirações e traz a sua visão de mundo. “Foi um processo de autoconhecimento, de tirar tudo o que eu queria contar nessa primeira abertura, no meu primeiro álbum. Musicalmente, me inspirei em Marília Mendonça, Luiz Gonzaga, Caju e Castanha, além de ritmos como sertanejo, forró, R&B e até bachata.

Foto colorida de Ananda Paixão - Metrópoles

Péricles

O cantor deu início à terceira edição do PAGODE DO PERICÃO em uma turnê nacional. A primeira faixa deste novo trabalho é intitulada como Já É, de Jorge Aragão. Outros artistas, como Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Xande de Pilares dentre outros, entraram no repertório do PAGODE DO PERICÃO – ao vivo em Brasília.

“Essa música é um grande sucesso do Jorge Aragão, um nome que não poderia ficar de fora dessa reunião para cantar sambas que é o Pagode do Pericão. O Jorge é uma das maiores referências do samba, com uma obra vasta para todos os amantes do gênero e da música em geral”, fala Péricles.

Foto colorida de Péricles- Metrópoles

Ludmilla

A cantora publicou Sua Preferida, seu novo single WIU e Kevin O Chris. Além da música, o projeto contou com uma troca enigmática de fotos de perfil que agitou as redes sociais — Ludmilla adotou a imagem de WIU, WIU substituiu sua foto pela de Kevin O Chris, e Kevin passou a usar a foto de Ludmilla.

A ação ainda contou com a aparição de lambe-lambes estampados com a frase “Quer Tcheca? Me Olha” nas ruas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Divulgação da música com Ludmilla, Wiu e Kevin O Chris - Metrópoles

Guilherme & Santiago

A dupla sertaneja publicou O DVD XXX Guilherme & Santiago, que comemora os 30 anos de carreira. Eles contaram com as participações de amigos como Zezé Di Camargo e Luciano, Ana Castela, Jorge e Mateus, e Mari Fernandez.

As participações além de cantarem uma música inédita, também interpretaram um grande sucesso da dupla. Zezé Di Camargo e Luciano foram os primeiros a se apresentarem, cantando Pra Não Lembrar de Mim e a regravação de Jogado na Rua. Ao todo, foram 10 músicas inéditas e 10 regravações.

Guilherme explicou que o projeto contou com dedicação total por meses. “Queríamos apresentar para nosso público músicas inéditas e também regravações históricas. Acredito que conseguimos unir essas duas coisas em uma única noite, e ainda ter a participação dos convidados cantando uma regravação e uma inédita. Tudo feito com muito carinho e dedicação de todos envolvidos”, declarou.

Por fim, Santiago contou a sensação de ter subido ao palco para a gravação do DVD com seu irmão. “Foi mágico. Passou um filme na cabeça e revivi tudo que passamos juntos nesse tempo todo. Foi emocionante ter amigos do lado e ainda participação da querida Mari Fernandez, que está em nosso primeiro single. Só agradecer a Deus por tudo isso”, encerrou.

Foto colorida de dois homens-Metrópoles
Na sexta-feira (5/8), o show será com a dupla sertaneja Guilherme e Santiago. Entre os sucessos da dupla estão as músicas “E daí?”, “Só falta você”, “Jogado na Rua” e “Casa Amarela”

Pabllo Vittar

A cantora lançou Ai Que Calor, a última faixa bloqueada do projeto Batidão Tropical Vol.2. A canção é um feat. com Duda Beat. Pabllo Vittar ressaltou a importância do projeto para sua carreira.

“Ele mostra as minhas raízes e a minha essência. Lançar a última faixa bloqueada do álbum neste momento é muito especial, por se tratar de uma música com a Duda e ser também um aquecimento para o verão”, declarou Pabllo.

Capa da música Ai Que Calor, de Pabllo Vittar e Duda Beat - Metrópoles

Planet Hemp

A banda lançou o álbum ao vivo “Planet Hemp Baseado em Fatos Reais: 30 Anos de Fumaça”, que é uma celebração de três décadas de música, resistência e ativismo.

Gravado em julho de 2024, no Espaço Unimed, São Paulo, o álbum e audiovisual reúnem 26 faixas que sintetizam a trajetória da banda, com colaborações e referências que marcaram essa jornada.

Marcelo D2 mostrou empolgação com o lançamento do projeto. “Esse álbum ao vivo é mais do que uma celebração, é a reafirmação de tudo que sempre defendemos desde o começo. Cada faixa e participação trazem um pedaço dessa história, e ouvir isso ao vivo, com a energia do público, é lembrar o motivo pelo qual começamos. São 30 anos e a chama não se apagou, nem se apagará”, afirmou.

Foto em preto e branco do Planet Hemp - Metrópoles

Zé Vaqueiro

O representante do piseiro completou o primeiro DVD da carreira, Ser Tão Eu. Zé Vaqueiro publicou oito faixas para fechar o projeto audiovisual A faixa foco ficará com Emocionalmente Envolvido, feat. Murilo Huff, que une mais uma vez a potência do forró com a voz sertaneja.

O projeto, realizado em março de 2024 em Recife/PE, deu início ao marco de uma nova fase da vida do cantor pernambucano. Murilo Huff rasgou elogios ao companheiro de profissão. “O nome do projeto retrata muito sobre o Zé que é um cara com personalidade muito marcante, muito única”, comentou.

O projeto completo passa a contemplar 20 faixas, incluindo as sete novas canções e regravações: Que Vida Boa, Aliança na Bio, Agora Sabe o que é Saudade, Revoltado, Haverá Sinais, Chão de Giz e o medley Sonho por Sonho.

Cidade Verde Sounds

A banda lançou o audiovisual 10 Anos de Missão de Paz, gravado no fim de abril, na Audio Club, em São Paulo. O DVD traz 18 faixas, incluindo quatro inéditas e 14 regravações de clássicos e diversas participações, como Planta e Raiz, Rael, Marina Peralta, Fábio Brazza e o funkeiro MC Kako.

Carregado de memórias afetivas, o Cidade Verde Sounds vive um grande momento ao registrar encontros inesquecíveis: “O disco Missão de Paz mudou nossa vida e o cenário reggae dez anos atrás. Então, nada mais justo que celebrarmos esse aniversário com o primeiro DVD da banda.

Foto colorida do Cidade Verde Sounds - Metrópoles

Adicionar aos favoritos o Link permanente.