A Arquidiocese de Brasília publicou uma foto, neste domingo (27/4), em que mostra os cardeais brasileiros que participarão do conclave. No total, são sete brasileiros que estão em Roma desde o início das homenagens e do funeral do falecido papa Francisco.
“Unidos em oração, também se preparam para o Conclave, confiando na luz e na condução do Espírito Santo”, escreveu a arquidiocese nas redes sociais. O arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, é um dos representantes do Brasil.
Veja quem são os cardeais brasileiros
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília;
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo;
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus;
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro;
- Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador;
- Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.
O conclave é o processo que determina a escolha do novo líder da Igreja Católica. Na ocasião, os cardeais eleitores do Colégio de Cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolha do papa. Para deliberação do novo pontífice, é necessário que o candidato conquiste dois terços dos votos.
O Colégio dos Cardeais, atualmente, é formado por 252 religiosos. No entanto, para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. Com isso, 135 deverão participar da escolha do sucessor do papa Francisco.