O papel do copy não é vender, mas sim fazer pré-suasão

São Paulo (SP) — A primeira impressão que o cliente tem do seu produto pode ser moldada. Nesse contexto, a ferramenta da pré-suasão pode ser fundamental se aplicada corretamente no copy das campanhas de automação de marketing.

Para entender como a estratégia pode ser eficaz, Jean Vidal, CEO da Conexorama, explicou, durante o RD Summit 2024, evento de marketing, vendas e inovação, algumas técnicas de pré-suasão.

Vidal explicou que todos precisam aplicar técnicas de comunicação, principalmente nos negócios, e que existem truques sobre a mente humana. “Quando formos trabalhar o copy, precisamos ter noção desses truques”, aconselhou. “O papel do copy nas mensagens em automação não é vender, mas sim fazer pré-suação”, complementou.

A nossa mente é condicionada por correlações e associações. Dessa forma, o CEO da Conexorama apresentou alguns estudos em que a quantidade de pessoas dispostas a gastar em um jantar subia quando o restaurante era chamado de Studio 97 em vez de Studio 17.

“Ou seja, existe uma correlação a um número maior. Outro levantamento mostrou que clientes da loja de vinho mostraram-se mais propensos a comprar um vinho alemão se, antes da escolha, ouvisse uma canção alemã tocando, pois havia uma associação”, exemplificou.

O executivo também mostrou outra pesquisa em que os melhores profissionais em vendas não investem tempo buscando aprimorar clareza, lógica ou características. “Os melhores investem sim elaborando o que fazer e dizer antes da oferta do produto”, garantiu.

Por último, Vidal apresentou uma técnica de pré-suasão que é ser autorreferente utilizando a palavra “você. “Abuse desta palavra e consequentemente você irá aumentar a atenção direcionada.”

O poder do branding

Na palestra de Ana Couto, CEO da Agência Ana Couto, foram frisadas algumas estratégias de branding que se tornaram indispensáveis para pessoas que desejam construir valor de marca no caos, transformando desafios em oportunidades.

Segundo Ana Couto, não é fácil falar de valor no Brasil. Mas, para isso ser impulsionado, é necessário aprender alguns métodos.

“Fizemos um estudo que provou que 56% dos brasileiros têm tudo para criar as novas empresas que vão mudar o mundo”, contou.

Durante a palestra, a CEO da Agência Ana Couto também trouxe alguns dados. O primeiro deles é que 7,5 milhões de empregos foram gerados pela economia criativa em 2023 e 77% dos jovens empreendedores brasileiros são motivados para fazer a diferença.

Ana Couto explicou a importância do poder do branding para a construção de marca

Para criar uma marca, é preciso levar em consideração algumas premissas como visão de futuro, modelo de negócios e o alinhamento entre passado, presente e futuro. “Isso aumenta a percepção de valor e, consequentemente, fideliza o cliente. Por isso, vemos grandes ecossistemas como Amazon, Apple e Google que usam a força da marca deles para evoluir os negócios.”

No entanto, criar algo novo não é fácil, pois segundo a CEO tudo já foi criado. Por isso, é preciso tomar bastante cuidado para que tudo não pareça a mesma coisa e acrescentou que “a intuição é como um motor da criatividade cada vez mais humana, profunda e visceral”.

Panorama

Durante os três dias, o RD Summit 2024 reuniu mais de 150 grandes nomes do marketing, empreendedorismo, vendas e inovação, além de mais de 250 marcas expositoras nos 100 mil metros quadrados do Expo Center Norte, em São Paulo. O Metrópoles, que é media partner do evento, acompanhou de perto os principais cases de sucesso durante as 120 horas de conteúdo oferecidas.

“Batemos o recorde na geração de leads para nossos patrocinadores e, certamente, o impacto financeiro de movimentação econômica por meio das marcas será muito maior se comparado ao ano passado. Nesta edição, recebemos 50% do público de fora de São Paulo, movimentando, assim, a rede hoteleira, inclusive o RD Summit acabou de entrar para o calendário de eventos estratégicos da cidade de SP”, contou Denis Bevacqua, diretor de eventos da RD Station.

O próximo RD Summit já tem data para ocorrer: entre 5 e 7 de novembro de 2025, novamente no Expo Center Norte. A pré-venda está disponível neste link.

*A jornalista viajou a convite do RD Summit para cobrir o evento durante os três dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.