Gladiador 2: Saiba quais fatos e figuras históricas reais inspiraram o filme

Na próxima quinta-feira (14), chega aos cinemas de todo o Brasil o filme Gladiador 2, sequência do longa-metragem de mesmo nome lançado no ano 2000.

Novamente dirigido por Ridley Scott, o título se passa 25 anos após a história do primeiro e acompanha a jornada de Lucius (Paul Mescal), filho de Maximus (Russell Crowe) e Lucila (Connie Nielsen), após sua família ser assassinada e o personagem tornar-se um gladiador.

Um dos títulos mais aguardados de 2024, o longa tem um pano de fundo histórico real, que se mistura a eventos e personagens fictícios, o que levou o Canaltech a montar uma lista do que há de verídico na história e explicar como isso foi transportado para a tela. Confira!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Coliseu inundado

Confronto naval no Coliseu é baseado em evento real (Imagem: Reprodução/Paramount Pictures)

Um dos momentos mais esperados de Gladiador 2, desde que o primeiro trailer do filme foi lançado, é a cena em que o Coliseu aparece inundado como palco de um grande confronto naval.

Embora pareça ficção, o momento é baseado em eventos reais, realizados em lagos e piscinas artificiais da Roma Antiga. Nesses espetáculos grandiosos chamados naumaquias, navios de guerra simulavam batalhas de enorme proporção, colocando gladiadores profissionais para enfrentarem-se sobre as águas.

O longa de Ridley Scott, no entanto, a fim de tornar o confronto ainda mais épico, recriou a batalha com tubarões nas águas do Coliseu. Uma liberdade criativa que tem tudo para deixar a adaptação ainda mais cinematográfica.

Luta contra rinoceronte

Animais como rinocerontes eram usados nas lutas do Cioliseu (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

Outro trecho impactante revelado no trailer do longa são as lutas travadas entre o protagonista Lucis e uma série de animais, dentre eles um rinoceronte.

Assim como já havia sido mostrado em Gladiador (2000), esses confrontos eram corriqueiros na Roma Antiga, com diferentes tipos de animais, como leões e tigres, sendo colocados para duelar com os lutadores.

Embora fossem menos comuns, os rinocerontes também eram usados nesses eventos, a fim de tornar as disputas ainda mais violentas, grandiosas e emocionantes para o público.

Os babuínos, no entanto, que também aparecem brigando com o protagonista da história, são uma licença poética adotada pela equipe do longa, que decidiu tornar os confrontos ainda mais apoteóticos.

Paul Mescal como Lucius Verus

Lucius Verus existiu na vida real, mas de maneira diferente a mostrada pelo personagem de Pedro Pascal (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

Já entrando na seara de personagens, há uma série de figuras em Gladiador 2 baseadas em pessoas reais, mas que sofreram uma série de modificações para serem transportadas para a tela.

O protagonista Lucius Verus, por exemplo, interpretado pelo ator Paul Mescal, foi uma dessas figuras históricas modificadas a fim de trazer maior entretenimento ao público.

Baseado no imperador romano Lucius Verus II, filho da imperatriz Lucilla Augusta e do imperador Lucius Verus I, o personagem é muito diferente da figura que o inspirou, a começar pelo fato de que o verdadeiro Lucius Verus morreu de doença quando criança, nunca chegando a lutar como um gladiador no Coliseu.

Além disso, historicamente, Lucius Verus II teve dois irmãos de sangue, Aurélia Lucila e Lucila Pláutia, figuras que também morreram jovens por diferentes movitos.

Joseph Quinn como Geta e Fred Hechinger como Caracalla

Geta e Caracalla foram de fato irmãos na vida real (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

Geta e Caracalla, interpretados por Joseph Quinn e Fred Hechinger, respectivamente, também são baseados nos irmãos de mesmo nome da vida real.

Filhos de Septimius Severus, eles chegaram a dividir o poder brevemente após a morte do pai, mas Caracalla, como era o irmão mais velho, assumiu o trono algum tempo depois e tornou-se o único governante do Império Romano.

Em Gladiador 2, já se sabe, no entanto, que Quinn e Hechinger darão vida a gêmeos, e que, diferente do que aconteceu na História, Geta é quem assumirá a posição de liderança, tomando a frente na resolução dos conflitos.

Connie Nielsen como Lucilla

Lucilla, personagem de Connie Nielsen, retorna para a continuação da história (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

Lucilla, esposa de Maximus e mãe de Lucius, que já havia aparecido no longa original, é outra personagem que também tem raízes na vida real.

Baseada na imperatriz-consorte romana de mesmo nome, que reinou entre os anos de 164 e 169, Lucilla era filha de Marco Aurélio e faleceu aos 34 anos, após ter sido banida e executada por armar uma trama para assassinar Cômodo.

Para que ela pudesse aparecer em Gladiador 2, Ridley Scott “esticou”, no entanto, o tempo de vida da personagem, que no período em questão já havia falecido.

Denzel Washington como Macrinus

Macinus realmente ascendeu ao trono romano (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

Por fim, quem também aparece no filme como uma versão reinterpretada de uma figura histórica é Macrinus, personagem de Denzel Washington que ambiciona controlar Roma.

Baseado no imperador romano de mesmo nome, que esteve no poder entre os anos de 217 e 219, o personagem tem, assim como o monarca, um forte senso de determinação, mas diferente do Macrinus real, que era apenas um cidadão mais pobre do que a maioria da elite romana, é apresentado no filme como um ex-escravo.

Para quem ficou curioso a respeito do longa-metragem, Gladiador 2 chega em 14 de novembro aos cinemas.

  • Cansado de perder tempo procurando preços baixos? Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções no seu celular!

Leia também:

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Novo trailer de Gladiador 2 traz batalha entre Paul Mescal e Pedro Pascal
  • Ridley Scott diz que começou roteiro de Gladiador 3 e dá pistas da história

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.