Novo top da Xiaomi aparece em versão global em teste de IA

Após ter apresentado a linha Xiaomi 15 no mercado chinês há alguns dias, a Xiaomi está preparando o lançamento de seus novos celulares em escala global. Novos testes de inteligência artificial (IA) na plataforma Geekbench são indicativo para o lançamento iminente dos smartphones.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Xiaomi planeja óculos inteligentes com IA e câmeras integradas
  • Novo Realme vaza com nome inusitado e até 512 GB de armazenamento

A página mostra um aparelho cujo número de modelo é 24129PN74G, em que a letra “G” no final da sequência representa a versão global do Xiaomi 15.

O teste cita o framework (conjunto de ferramentas de IA) TensorFlow Lite, utilizado em aparelhos Android, e mostra uma pontuação de 2.519 em teste de precisão simples, e 2.522 em teste de meia precisão.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já na pontuação quantizada, que usa uma representação reduzida dos dados para uma análise mais eficiente e rápida, a pontuação foi de 4.254. Na prática, isso significa que o processamento de IA em tempo real é facilitado.

Xiaomi 15 está prestes a ganhar versão global (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Contudo, é importante notar que o teste de IA foi feito na CPU do dispositivo, em vez da NPU ou GPU, como seria considerado mais correto.

De qualquer forma, o teste no Geekbench serve para reafirmar as características técnicas do dispositivo, que já são conhecidas devido ao lançamento na China.

A versão testada tem 12 GB de RAM, e usa o recém-apresentado processador Snapdragon 8 Elite como principal componente de desempenho. O componente ganhou performante otimizada em 45%, além das melhorias em IA.

Outras especificações técnicas do Xiaomi 15 incluem:

  • Três câmeras traseiras de 50 MP para principal, ultrawide e teleobjetiva 3x
  • Câmera frontal de 32 MP
  • Bateria de 5.400 mAh com suporte para recargas de 90 W com cabo e 50 W sem fio
  • Tela OLED de 6,36 polegadas e reolução de 2.670 x 1.200 pixels
  • Sistema operacional Android 15 com interface HyperOS 2.0

Xiaomi 15 Ultra também está nos planos

Além de lançar o Xiaomi 15 no mercado global, a empresa chinesa também tem planos de mostrar o Xiaomi 15 Ultra como sua nova opção topo de linha. Declarações recentes do leaker Digital Chat Station mostraram como deve ser o sistema de câmeras do novo aparelho.

Xiaomi 15 Ultra deve chegar no início de 2025 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

A principal diferença poderá ficar por conta da teleobjetiva, que teria sua distância focal reduzida de 75 para 70 mm. Na prática, isso representaria uma capacidade de zoom um pouco menor, passando de 3,2x para 3x.

No mais, o conjunto de câmeras ainda pode ter uma teleobjetiva periscópio de 200 MP com zoom de 4,3x, 100 mm e imagem “ligeiramente cortada” para aumentar a percepção de distância focal. Também é esperada uma primária de 50 MP e câmera ultrawide.

Ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento do Xiaomi 15 Ultra e linha Xiaomi 15 global, mas é esperado que os novos dispositivos cheguem durante o primeiro trimestre de 2025.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.