Black Friday: saiba quais são as fontes que influenciam o consumidor

Ao menos para 65% dos consumidores, os anúncios de internet, seguidos de redes sociais (59%) e influenciadores digitais (19%) atiçam o desejo de compra. Os dados fazem parte da pesquisa de Intenção de Compras para Black Friday 2024, feita por Tray, Vindi, Bling e Melhor Envio, marcas da LWSA.

Para o estudo, a Opinion Box entrevistou 3087 consumidores, com idade acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, entre 12 e 23 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 1,7 ponto percentual.

O levantamento mostra que, para 57% dos entrevistados, os sites e redes sociais das empresas são a principal forma de se informar sobre os descontos.

Os perfis focados em promoções e descontos das redes sociais (24%), e-mails promocionais (37 %), sites de comparação de preços (25%), canais e/ou grupos no WhatsApp focados em descontos (20%), influenciadores digitais (18%) e informativos das marcas no WhatsApp (17%) são outros meios de pesquisa de promoções utilizados pelos consumidores.

“Neste período pré-Black Friday, conhecer os hábitos do consumidor e onde estão as fontes em que ele confia para decidir a compra é um grande diferencial para os lojistas. E a grande novidade que chama a atenção neste ano em relação ao anterior é a consolidação dos canais de ofertas nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Isso mostra que em pouco tempo essa opção já figura na preferência do brasileiro, inclusive superando outras bem estabelecidas, como os influenciadores, por exemplo.”

Marcelo Navarini, diretor do Bling

A maior parte dos consumidores (75%) declarou que pretende fazer compras para a Black Friday em marketplaces, seguido por sites próprios das marcas.

Os principais motivos apontados para a intenção de compra ser feita nos marketplaces foram o frete grátis (59%), melhores preços (55%) e possibilidade de comprar diferentes itens na mesma loja (38%).

Frete é fator decisório de compra

Com a Black Friday já presente há anos no calendário do varejo brasileiro, a pesquisa da LWSA aponta um amadurecimento no comportamento de consumo. Quase 60% dos entrevistados afirmam que o valor do frete é um fator muito importante e decisivo para as compras on-line.

Quase 40% dos entrevistados não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro para receber o produto com mais rapidez.

Entre os pontos listados na pesquisa sobre o que faria o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday, foram citados como principais critérios:

  • Taxas de frete (57%)
  • Preços mais altos do que em períodos sem oferta (50%)
  • Não confiar na loja (45%)
  • Nota baixa em sites de reputação (43%)
  • Avaliações ruins nas redes sociais (42%)
  • O desconto/oferta não ser atrativo o bastante para a Black Friday (40%)

“Com a consolidação da Black Friday no Brasil, os consumidores passaram a analisar de forma cada vez mais criteriosa as ofertas para o período, buscando comparar preços, conhecer a reputação da empresa em sites de venda, entre outros pontos antes de decidir pela compra. Isso ressalta a importância do lojista destacar claramente os diferenciais e benefícios que oferece, garantindo uma comunicação eficaz das vantagens associadas à compra para seu cliente. Além disso, a data demonstra a necessidade dos lojistas cultivarem bom relacionamento com seus clientes e boas avaliações ao longo do ano para que as suas ofertas sejam potencializadas pelo respeito adquirido pela sua marca.”

Thiago Mazeto, diretor da Tray

Outros destaques

  • 96% dos consumidores planejam fazer compras on-line na Black Friday 2024. Deles, 87% fizeram compras no mesmo período em 2023.
  • 54% esperam gastar mais de R$ 1.000 nas compras da Black Friday 2024.
  • 58% consideram a possibilidade de parcelamento como um fator decisivo na compra.
  • 44% se planeja financeiramente para Black Friday.

Formas de Pagamento

  • 75% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito.
  • 81% planejam usar o cartão de crédito para compras on-line e 75% para compras em lojas físicas.

“Na Black Friday, o parcelamento no cartão de crédito é preferido por consumidores devido à possibilidade de diluir pagamentos sem comprometer o orçamento, além de maximizar benefícios como milhas e cashback. A confiança no cartão de crédito e a popularidade crescente do Pix, que oferece conveniência e gratificação instantânea, são fatores que destacam um consumidor que busca flexibilidade e controle financeiro. Do lado dos lojistas, essas modalidades aumentam o ticket médio, eliminam objeções de compra e garantem liquidez imediata, especialmente útil em períodos de alta demanda.”

Monisi Costa, diretora de Payments da Vindi

Categorias de produtos mais desejadas:

  • 51% planejam comprar eletrônicos
  • 46% roupas
  • 45% eletrodomésticos

Fatores que influenciam o desejo da compra

  • 65% citaram anúncios de internet
  • 59% as redes sociais
  • 19% os influenciadores digitais

Fatores de desistência de compra

Segundo o levantamento, 57% desistiram da compra devido às taxas de frete e 50% não comprariam se os preços fossem mais altos do que em períodos sem oferta.

“Durante a Black Friday 2024, oferecer frete grátis para produtos específicos ou para compras acima de um determinado valor cria um incentivo irresistível para que os consumidores finalizem suas compras, aumentando o valor do carrinho. Destacar a rapidez da entrega como um diferencial competitivo, promovendo prazos de entrega curtos e cumprindo-os de forma consistente, é importante porque vai fazer aquele cliente criar uma impressão positiva e ficar propenso a comprar novamente na mesma loja.”

Vanessa Bianculli, gerente de marketing do Melhor Envio

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