‘Foi terrorismo’, diz ministro sobre ataque no STF

O ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, comparou o episódio da tentativa de invasão ao Supremo Tribunal Federal (STF), que terminou com a explosão de dois artefatos e a morte do autor na noite de quarta-feira (13), a atos de terrorismo.

“O que vimos ontem foi terrorismo. O Brasil precisa refletir para que eventos como esse não se repitam. Se situações como essa continuarem, será inevitável que o país mude sua forma de enxergar a questão do terrorismo”, afirmou durante entrevista na manhã desta quinta-feira (14), após a abertura do U20 Rio Summit.

Macedo alertou para o aumento de tensões políticas e pediu responsabilidade no debate público. “Se continuarmos colocando combustível no que aconteceu, veremos situações mais graves no Brasil. Precisamos, como sociedade, dar um passo atrás para avançar”, ressaltou.

O ministro fez referência ao ataque no STF e relembrou os eventos de 8 de janeiro, quando prédios dos Três Poderes foram invadidos em Brasília.

“Nós estamos vendo, o Brasil está vendo mais um exemplo. Viemos de um 8 de janeiro e agora estamos vendo o que aconteceu ontem no Brasil. Onde é que essa temperatura, se ela continuar subindo, nos levará?”, questionou o ministro, reforçando a necessidade de reduzir os extremos políticos no país.

Abertura do U20 e o G20 Social

No mesmo evento, Macedo destacou a criação inédita do G20 Social, idealizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a presidência brasileira do grupo. Segundo ele, a iniciativa busca ampliar a participação dos movimentos sociais na cúpula do G20.

“Essa é uma experiência inovadora, construída a várias mãos. Nosso objetivo é que o G20 Social venha para ficar, garantindo a participação efetiva de diversos atores da sociedade”, afirmou.

O U20 Rio Summit reúne representantes de cidades de países membros do G20 e debaterá temas como combate à fome, desigualdade social e mudanças climáticas, questões diretamente relacionadas ao cotidiano urbano. “O Rio de Janeiro é a síntese da nossa gente e retrato do Brasil. Essa cidade acolhe a todos e tem muito a contribuir para os debates que faremos aqui”, finalizou o ministro.

O post ‘Foi terrorismo’, diz ministro sobre ataque no STF apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.