Fruta brasileira melhora a saúde cardíaca e ajuda a emagrecer

A jabuticaba, fruta conhecida por ter uma polpa doce branca e uma casca amarga de roxo intenso, traz uma série de benefícios à saúde.

A fruta é originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica, sendo mais fácil encontrá-la em estados do sudeste ou que apresentem o bioma. Um dito popular afirma que só há jabuticabas no Brasil, mas a fruta também é encontrada na Argentina e no Uruguai.

Fonte de vitaminas C, E e do complexo B, e de minerais como ferro, potássio e selênio, a jabuticaba possui intensa ação antioxidante. Também é rica em antocianinas, que ajudam na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Açúcar no sangue

A ação da jabuticaba na regulação do açúcar no sangue tem sido bastante estudada devido ao potencial da fruta no tratamento contra a obesidade. “A casca da jabuticaba possui compostos fenólicos e fibras, que possuem efeitos demonstrados no controle da glicemia e de colesterol em diversos estudos”, destacou o professor Mário Maróstica, da Unicamp, em entrevista à Agência Fapesp.

Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista Thamires Lima, do Oba Hortifruti, em Brasília, destacou alguns dos benefícios da fruta.
“A jabuticaba é uma aliada no emagrecimento, pois ajuda a promover a sensação de saciedade e tem baixo teor calórico: em 100 gramas há apenas 45 calorias”, explicou Thamires.

Veja alguns dos benefícios da jabuticaba

Ajuda na perda de peso

Cada 100 gramas de jabuticaba têm cerca de 45 calorias e poucos carboidratos. Por ser rica em fibras, a fruta também promove a saciedade, reduzindo o apetite e fazendo a pessoa comer menos em outras refeições.

Melhora o funcionamento do intestino

As fibras da jabuticaba aumentam a absorção de água no intestino, o que é essencial para que o trânsito intestinal ocorra corretamente. A fruta também é rica em magnésio, que ajuda no funcionamento da digestão.

Promove uma boa saúde mental

As antocianinas e taninos, antioxidantes presentes na jabuticaba, ajudam a proteger as células do sistema nervoso, promovendo a produção de serotonina (um neurotransmissor envolvido na regulação do humor e bem estar).

Ajuda a controlar a glicemia e a diabetes

As fibras ajudam a diminuir a absorção de açúcar no organismo, equilibrando os níveis de glicose no sangue. Substâncias presentes na casca da jabuticaba também modulam o metabolismo da glicose, inclusive no período após as refeições.

Diminui o colesterol ruim

As fibras também atuam na absorção da gordura dos alimentos, diminuindo o nível de colesterol ruim (LDL) que circula no corpo.

Regula a pressão alta

A jabuticaba é rica em potássio, substância que está envolvida no processo de eliminação do excesso de sódio pela urina. Os componentes antioxidantes e anti-inflamatórios também promovem a saúde das artérias, garantindo a circulação saudável de sangue.

Previne lesões musculares

As antocianinas, vitamina C e taninos presentes na jabuticaba têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando a evitar danos musculares.

Fortalece o sistema imunológico

O zinco presente na fruta é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, uma vez que ajuda na fabricação das células de defesa do corpo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.