SUV da Citroën lançado no Brasil tira nota 0 em teste de segurança

SUV da Citroën de sete lugares, o C3 Aircross não conseguiu uma boa nota no Latin NCAP, que é o instituto que avalia a segurança veícular dos carros vendidos na América Latina. Testado recentemente, o utilitário esportivo não obteve nenhuma estrela, recebendo a nota mais baixa que pode ser atribuída a um veículo.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • BYD define qual de seus carros será 1º híbrido flex do Brasil
  • Toyota cria sistema que melhora uso de hidrogênio líquido em carros

Fabricado no Brasil, na fábrica de Porto Real (RJ) da Stellantis, o Citroën C3 Aircross teve sua nota divulgada nesta semana. O modelo foi avaliado nos testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. Como o SUV foi testado na versão com dois airbags apenas, o teste de impacto lateral de poste não foi feito, gerando uma nota zero neste quesito.

E o Latin NCAP não poupou críticas ao SUV da Citroën. Secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas disse que “a Stellantis decepciona mais uma vez com um modelo zero estrela. Os engenheiros da Citroën e da Stellantis sabem muito bem como oferecer veículos com melhores recursos de segurança, mas, infelizmente, a decisão corporativa vai em uma direção diferente”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Citroën C3 Aircross no Latin NCAP (Imagem: Divulgação/Latin NCAP)

Resultado do SUV da Citroën

Segundo o relatório do instituto de segurança veicular, o C3 Aircross apresentou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente, na avaliação de impacto frontal. No impacto lateral, houve uma intrusão relevante no habitáculo, o que pode aumentar os riscos de lesões aos ocupantes, segundo o Latin NCAP.

No teste de chicotada cervical (whiplash), o SUV da Citroën obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto. A avaliação de proteção para crianças não obteve pontos, porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não cumpre com os requisitos exigidos pelo Latin NCAP.

Ainda sobre a avaliação do teste de proteção para crianças, o órgão de segurança declarou que a maioria das cadeirinhas, ou sistemas de retenção infantil (SRI), falharam durante a instalação. Também não é possível colocar uma cadeirinha no banco dianteiro, pois o C3 Aircross não permite a desativação do airbag do passageiro.

Proteção para pedestres

A proteção para pedestres apresentou proteção marginal, adequada e fraca para a cabeça, com uma área limitada de boa proteção. Por último, o relatório diz que o lembrete de cinto de segurança não cumpre com os requisitos do Latin NCAP. E o SUV ainda perdeu nota por não oferecer sistemas de assistência à velocidade de série, como a frenagem autônoma de emergência na versão avaliada.

Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)
Citroën C3 Aircross (Prévia)

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.