Moradores de Gaspar ficam sem acesso a bairro durante obra de duplicação da BR-470

Alguns moradores de Gaspar, no Vale do Itajaí, estão sem acesso ao bairro Distrito Belchior, devido à obra de duplicação da BR-470. Residentes e a ACIG (Associação Empresarial de Gaspar) questionam sobre o bloqueio ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que se manifestou sobre a situação.

Moradores reclamam do bloqueio, que ocorre na entrada do Distrito do Belchior

Moradores de Gaspar ficam sem acesso a bairro durante obra de duplicação da BR-470 – Foto: NDTV/Reprodução ND

Conforme informações do Portal Alexandre José, parceiro do ND Mais, cerca de três casas e uma empresa localizadas no Distrito Belchior foram afetadas pelo bloqueio temporário, que foi alterado para definitivo durante os trabalhos.

A entrada do Distrito Belchior, localizada no trecho 3, teve o acesso fechado no dia 5 de novembro, com entrega prevista para 15 dias. Contudo, após o prazo, o local segue fechado.

Moradores reclamam de bloqueio durante obra da BR-470

Em entrevista para a NDTV, a moradora Mônica de Andrade comentou que o trajeto que costumava fazer em 15 minutos, hoje leva cerca de 50 minutos.

Agora, com o fechamento da entrada do Distrito Belchior, o único acesso disponível aos moradores é pela própria rodovia, seguindo pela Rua Francisco Vahldieck, no bairro Fortaleza, em Blumenau.

“Meu marido trabalha aqui pertinho, agora para ir tem que dar toda essa volta, lá pela Dudalina. Meu filho chega às 23h e tem que descer aqui nessa BR, no escuro, porque o ônibus deixa ele ali, e antes deixava aqui na frente de casa”, disse.

Ela explicou ainda que agora, com o acesso fechado, precisa buscar a filha próximo à antiga Dudalina quando ela retorna da faculdade. “Levo ela de manhã e tenho que dar toda essa volta, coisa que era de 15 minutos está dando 50 minutos, dependendo do trânsito”.

Acesso foi fechado para obras da BR-470 - NDTV/Reprodução ND

1
2

Acesso foi fechado para obras da BR-470 – NDTV/Reprodução ND

Moradores reclamam da situação ao DNIT - NDTV/Reprodução ND

2
2

Moradores reclamam da situação ao DNIT – NDTV/Reprodução ND

Edson da Silva é cadeirante e, por estar sem carro atualmente, utiliza um triciclo para PCD (Pessoa com Deficiência) para se locomover. Antes ele conseguia ir ao mercado sozinho, mas agora, com o bloqueio, depende da esposa para isso.

“Ali não tem acesso para mim porque mal passa uma bicicleta. Não tem como eu ir no mercado, dependo da minha esposa, então se ela estiver trabalhando, tenho que esperar ela chegar em casa”.

Edson contou ainda que até o dia 28 de novembro precisa sair de casa para matricular o filho em uma associação. Porém, ele não tem como ir, pois o ônibus que passava pelo local já não trafega mais na região devido ao bloqueio.

Placa sinaliza bloqueio de acesso ao bairro

Acesso ao bairro foi bloqueado no começo de novembro – Foto: NDTV/Reprodução ND

Acig encaminhou ofício para viabilizar acesso aos moradores do bairro

A ACIG encaminhou um ofício para o DNIT, solicitando o restabelecimento do acesso dos moradores ao próprio bairro, com a alegação de que a “duplicação alterou significativamente o traçado da via, deixando empresas e casas da Rua Bonifácio Haendchen sem ligação direta com o bairro”.

A Câmara de Vereadores de Gaspar realizou uma moção de apelo pedindo a volta do acesso ao Distrito Belchior.

Procurada pelo portal ND Mais, a assessoria de imprensa do DNIT informou que o departamento está ciente da situação e que equipes técnicas estão analisando o caso em detalhes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.