CALANDO O RACISMO, COM A VOZ DA ENFERMAGEM FLUMINENSE 

Um evento dedicado a discutir mecanismos de combate ao racismo na Enfermagem Fluminense e à troca de experiências. Esse foi o intuito do seminário “Calando o racismo com a voz da Enfermagem Fluminense”, realizado pelo COREN-RJ nesta segunda-feira (25). O encontro reuniu profissionais da área e pesquisadoras sobre o tema e contou com o anúncio sobre a reedição do Conegren – antigo projeto do Coren pelo enfrentamento ao racismo na Enfermagem. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro é o que tem maior número de pretos e pardos na Enfermagem.

Na abertura, as Dras. Lílian Behring e Rosemeri Maria, respectivamente presidente e vice-presidente do COREN-RJ, destacaram a atuação do órgão frente à valorização profissional e ao combate ao racismo entre os profissionais da Enfermagem. Também participaram da abertura a ex-presidente do COREN, Enfermeira Rejane; Rosana Corrêa, responsável pela Saúde da Mulher do Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro e Luzia Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A primeira mesa intitulada “Atuação do COFEN/ CORENs na garantia à Assistência ao Ser Humano”, contou com as palestras da Dra Rosimere Maria, sobre o papel do Conselho Regional de Enfermagem e da Enfermeira Rejane, sobre a intervenção no Conselho, em 2008.

Na segunda mesa, intitulada “Paradigmas, a assistência em Enfermagem, um recorte na raça”, a palestra da professora Maria Hellena, com mediação da ex-presidente do COREN-RJ Ana Telles, destacou que 61% dos trabalhadores da Enfermagem do Rio de Janeiro são pretos e pardos, segundo pesquisa intitulada “Trabalhadores Invisíveis da Saúde”, de sua autoria. No entanto, conforme destacou Ana Telles, a situação destes profissionais no mercado de trabalho se mostra cada vez mais difícil, com vínculos precários e déficit de pessoal. 

A terceira mesa, intitulada “Ancestralidade, cultura e assistência. Somos nós” teve palestra da conselheira do Rio Grande do Sul, Vera Beatriz, com mediação de Andréa Santanna. Em seguida, uma roda de conversa sobre “Enfermagem com olhar na diversidade e equidade” foi conduzida pela conselheira Ellen Senna, com participação de Oguimar Cruz e do público presente.

A quarta mesa contou coma participação de Aisar Santanna, diretora do Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro (SATEMRJ); Dra Rosimere Maria, Leilton Coelho, conselheiro do COFEN; Aisar Santanna, diretora do Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro (SATEMRJ); Isabella Nanubia; Cátia Marins, Enfermeira Fiscal de Cabo Frio; e Maria Celina de Oliveira, diretora do Sindsprev;

Por fim, os novos integrantes do Conegren foram homologados. Uma nova reunião do grupo está marcada para fevereiro do ano que vem, para definir as novas ações do grupo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.