Xbox pode não ter mais jogos exclusivos a partir de 2025

Os jogos exclusivos do Xbox estão com os dias contados, com seus próximos lançamentos também chegando ao PlayStation 5 – seja simultaneamente ou de forma posterior, como em Indiana Jones e o Grande Círculo. De acordo com o jornalista Jez Corden, do Windows Central, a partir de 2025 isso não será mais visto nos títulos produzidos pelos estúdios da Microsoft.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que é um jogo Roguelite? Guia completo sobre o gênero
  • 17 anúncios surpreendentes do The Game Awards 2024

A discussão nas redes sociais começou com os fãs perplexos pelo fato de a Obsidian — da própria Microsoft — ter anunciado The Outer Worlds 2 com lançamento simultâneo no Xbox Series, PC e PS5. A Microsoft e a Xbox Game Studio já tinham divulgado sua estratégia multiplataforma, mas está cada vez mais claro que ela será incorporada em todos os demais jogos. 

“O Xbox não terá mais exclusivos daqui em diante. Tudo terá exclusividade de tempo, no máximo. Se alguns jogos forem exclusivos, será um incidente da estratégia no melhor dos casos. O argumento de “cada caso será analisado” é de multiplataforma cronometrado e talvez com valores cobrados de forma diferente em poucos”, diz Corden. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Indiana Jones e o Grande Círculo é o primeiro a chegar ao PS5 em 2025, com The Outer Worlds 2 e DOOM: The Dark Ages também sendo prometidos para o console da Sony. Fable, Avowed e South of Midnight por enquanto se mantêm exclusivos no Xbox, mas pode ser apenas por falta de anúncios.

“O jogo é monstruosamente caro. Pode não ser no lançamento, mas chegará ao PS5 em algum momento, em minha opinião”, explica Corden sobre Fable.

 

Essa estratégia da Microsoft começou ainda no início de 2024, com jogos como Hi-Fi Rush, Sea of Thieves, Grounded e Pentiment. Apesar de serem títulos “menores” e o ritmo de lançamentos ainda ser inconstante, a ideia da companhia é fazer isso crescer ainda mais. Enquanto vimos Indiana Jones e o Grande Círculo e outros recebendo anúncios, games como Starfield e Senua’s Saga: Hellblade II continuam sem previsão de ter o mesmo tratamento. 

Xbox chegará ao fim?

A Microsoft já afirmou anteriormente que o console Xbox continuará sendo fabricado, informação que também foi reforçada por Phil Spencer. No entanto, a companhia está em busca de um maior retorno financeiro — algo que não está sendo possível com a estratégia atual, mesmo com serviços como o Xbox Game Pass.

Parte disso tem como objetivo gerar lucros através das recentes aquisições de estúdios e produtoras, como ocorreu com a Bethesda e com a Activision Blizzard King. Apesar de terem em suas mãos franquias como Call of Duty, Diablo, Wolfenstein, The Elder Scrolls e várias outras, isso não trouxe um retorno instantâneo e é preciso “equilibrar as contas”.

 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • PS5 é transformado em notebook na China
  • Lançamentos de jogos mais aguardados de 2025
  • Microsoft libera gameplay na nuvem de jogos comprados para Xbox

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.