Fruta acessível “bloqueia” absorção de gordura pelo corpo; saiba qual

Quando o assunto é emagrecimento, reforçar as estratégias que dão um empurrãozinho no resultado nunca é demais. Um estudo trouxe boas novas sobre uma fruta que, além de saborosa, é para lá de acessível.

O maracujá chama a atenção não apenas pela excelente qualidade nutricional, como também por impedir que a gordura absorva ou armazene células de gordura. Ao menos, foi isso que uma pesquisa revelou.

Os benefícios não param por aí. Devido à presença de propriedades calmantes, associadas aos flavonoides, a fruta oferece efeito relaxante e analgésico.

E, para potencializar as vantagens, nada de descartar a casca. A entrecasca do maracujá ainda concentra boa parte das fibras que, ingeridas junto ao fruto, ajudam no controle da glicose, tornando a absorção de carboidratos mais lenta e controlando o açúcar sanguíneo. Essa função pode ser excelente não apenas para quem quer perder uns quilinhos, quanto para indivíduos que sofrem de diabetes.


0

Já quando o assunto é constipação, a pectina, presente na entrecasca, auxilia na melhora do funcionamento intestinal, eliminando as toxinas e as gorduras.

E como em toda fruta rica em fibras, a pectina é o nutriente que ajuda a reduzir o colesterol total, LDL e triglicerídeos, culminando na maior saúde cardiovascular.

Por fim, não há nada de mito quando o assunto é controle do estresse e saciedade. O maracujá pode ser considerado um calmante natural devido à boa quantidade de magnésio nele, que possui propriedades relaxantes.

Diante de todas essas informações, não esqueça de acrescentar o maracujá à listinha de compras.

 

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.