São Paulo — O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), viajará à Europa na próxima semana para conhecer a obra do túnel imerso que vai ligar a Dinamarca à Alemanha. O objetivo é conhecer a tecnologia do empreendimento, que é semelhante à que será usada na construção do túnel Santos-Guarujá, no litoral paulista.
Essa é a terceira viagem internacional de Tarcísio em 2025. Além da Dinamarca, o governador vai passar por Holanda e Noruega.
A visita técnica ao túnel Fehmarnbelt será um dos principais compromissos da comitiva. Com 18 quilômetros de extensão, a estrutura terá quatro faixas rodoviárias, com espaço para a passagem de duas linhas férreas, e será o maior túnel do mundo. A previsão é que ele seja concluído em 2029.
De acordo com o governo, o modelo é uma referência global e tem as mesmas premissas técnicas do túnel imerso que ligará Santos a Guarujá: neste caso, serão duas faixas rodoviárias e outra para a passagem do BRT, além de faixas para pedestres e ciclistas.
A obra no litoral paulista é orçada em R$ 6 bilhões, divididos entre a gestão estadual e o governo federal. O leilão que definirá a empresa responsável pela construção está marcado para 1º de agosto na sede da Bolsa de Valores (B3). A previsão é que a obra seja inaugurada em 2028.
A construção do túnel tem sido um dos principais elos da relação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Tarcísio. Embora tenha passado a avisar aliados de que será candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes em 2026, o governador bolsonarista ainda é visto como um possível adversário do petista nas eleições presidenciais de 2026.
Em 27 de fevereiro, Tarcísio e Lula subiram no mesmo palanque em Guarujá para anunciar o lançamento da licitação da obra (foto em destaque). Na ocasião, o presidente fez diversos acenos ao governador e ambos exaltaram o diálogo entre as gestões para tirar a obra do papel.
O túnel Santos-Guarujá
- Esperado há quase 100 anos, o túnel que ligará Santos ao Guarujá será o primeiro túnel imerso da América Latina. Ele ficará a uma profundidade de 21 metros e terá 860 metros de extensão, com seis pistas – três para cada sentido.
- A expectativa é que a travessia seja feita em 1 minuto e meio de carro. O trajeto também poderá ser percorrido por pedestres e bicicletas.
- As autoridades estimam a circulação diária de ao menos 150 mil pessoas pelo túnel. Atualmente, o trajeto é feito por meio do transporte de balsa ou pela Rodovia Piaçaguera-Guarujá, em translado que pode durar mais de uma hora, a depender do trânsito.
- O edital do projeto prevê tarifa semelhante à cobrada atualmente para a travessia por balsa, de R$ 6,15.