Caos no trânsito e apagão: o saldo do temporal na véspera do verão

São Paulo — A cidade de São Paulo sofreu com fortes chuvas nessa sexta-feira (20/12), que provocaram um apagão — deixando mais de 469 mil endereços sem energia. Segundo a Defesa Civil do estado, entre 13h30 e 19h30 a capital paulista registrou 69 milímetros de chuva, o maior acumulado de toda a região metropolitana.

4 imagens

Chuvas fortes deixam mais de 180 mil endereços sem energia elétrica em SP

Nuvens de fortes chuvas em SP
Fortes chuvas atingem SP
1 de 4

Zona leste de SP atingida por fortes chuvas nesta sexta-feira

Leonardo Amaro/ Metrópoles

2 de 4

Chuvas fortes deixam mais de 180 mil endereços sem energia elétrica em SP

Milena Vogado/ Metrópoles

3 de 4

Nuvens de fortes chuvas em SP

William Cardoso/ Metrópoles

4 de 4

Fortes chuvas atingem SP

Reprodução/ Redes Sociais

O alto volume de chuva também afetou o trânsito da cidade. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), registrou congestionamento de 1.100 quilômetros, entre o fim da tarde e início da noite.

Em razão da tempestade, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) colocasse toda a capital em estado de atenção.

Alagamentos

Ao longo do dia, os bairros da Penha, Itaquera, São Miguel Paulista e Itaim Paulista — todos na zona leste — estiveram em alerta para alagamentos.

De acordo com o CGE, a região mais afetada foi Itaquera, que apresentou oito pontos de alagamento intransitáveis: na Avenida Itaquera; Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores; na Rua Itagimirim; Avenida Musgo-de-Flor; Avenida Águia de Haia; Avenida David Domingues Ferreira; e na Rua Senador Amaral Furlan.

Outro ponto intransitável foi registrado na Avenida Antonio Munhoz Bonilha, no bairro Casa Verde, na zona norte.

Queda de árvores

Os fortes ventos, que atingiram 80km/h, e o granizo fizeram estragos pelas ruas de São Paulo. Até às 19h, o Corpo de Bombeiros havia recebido 111 chamados para quedas de árvores na capital e região metropolitana. Não houve registro de feridos.

 

Falta de energia

A força da ventania também afetou a distribuição da energia elétrica nas 23 cidades que estão na área de concessão da Enel, empresa responsável pelo serviço.

De acordo com o boletim divulgado pela companhia, às 19h, a cidade de São Paulo registrou 461.030 mil endereços sem luz. Na área total da concessão, o número foi superior a 666 mil.

Em nota, a empresa informou que reforçou antecipadamente as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle. Além disso, afirmou que as regiões mais afetadas na capital foram a oeste, leste e norte. Os municípios de Barueri e Osasco foram os mais impactados na Grande São Paulo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia publicado, na manhã dessa sexta, um alerta para chuvas entre 50 e 100 milímetros em todo o estado, com ventos entre 60 e 100 km/h.

Para este sábado (21/12), a previsão não é diferente. O instituto indica que existe o risco do corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso é válido para todo o estado paulista.

Segundo a Defesa Civil do estado, a chuva ocorre por conta uma nova frente fria que atinge São Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.