Confira 7 alimentos que nunca devem ser consumidos antes do treino

Antes de ir treinar na academia ou praticar alguma atividade física ao ar livre, é comum fazer um lanchinho para ter “combustível” na hora da execução da modalidade. Entretanto, nem todos os alimentos são indicados para comer previamente ao momento do exercício.

Na missão de descobrir quais alimentos não devem ser consumidos antes do treino, a coluna Claudia Meireles recorreu à nutricionista Nathali Loyola, de São Paulo. Ela lista sete opções que, caso sejam ingeridas, podem atrapalhar a prática do exercício físico.

Fonte de fibras

Segundo a nutricionista, as fibras retardam o esvaziamento gástrico. “A comida fica mais tempo no estômago. Isso tende a causar aquela sensação de peso e mal-estar durante atividades intensas”, ressalta. Ela explica que esses alimentos podem causar cólicas ou vontade de ir ao banheiro no meio do treino, especialmente se consumidos em grandes quantidades.

“Apesar de serem muito bons para a nossa saúde digestiva, comer os alimentos ricos em fibras antes do treino traz desconforto intestinal. No rol, constam granola, pães integrais e lentilha”, garante a especialista.

Imagem colorida de granola caseira
A granola está entre os alimentos a serem evitados

Bebidas isotônicas

Conforme Nathali, as bebidas isotônicas são desenvolvidas para repor eletrólitos, a exemplo de sódio, potássio e magnésio, além de hidratar durante ou após o exercício.

De acordo com a nutricionista, o excesso de sódio e açúcar pode propiciar um desconforto estomacal ou até mesmo gerar um pico de energia e queda rápida. “O líquido no estômago tende a resultar em uma sensação de estufamento. Essas bebidas são indicadas para treinos longos, acima de 60 minutos”, frisa.

Ricos em proteínas

A proteína pura costuma prejudicar o treino por “demorar muito” para ser digerida. “Você fica com a sensação de estufamento, gases e arrotos”, elenca a nutricionista. Ela detalha ainda sobre o macronutriente “dar menor disponibilidade de energia”.

“Aposte sempre em pré-treinos de carboidratos de rápida digestão, como frutas, pão branco e doce de leite. Isso garante energia durante seu treino e conforto”, recomenda Nathali Loyola. Ela sugere evitar shakes concentrados, ovos e iogurtes gordurosos.

mulher de cabelo preso tomando um shake
A especialista alerta a respeito da ingestão de shakes concentrados antes de ir se exercitar

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.