Será que nossa Lua poderia ter anéis como os de Saturno?

Se as luas do Sistema Solar tivessem anéis, eles provavelmente seriam estáveis o suficiente para existir por um milhão de anos mesmo com os efeitos gravitacionais dos outros objetos do Sistema Solar. É o que revelou um novo estudo de Matthew Tiscareno, cientista planetário do Instituto SETI na Califórnia, Estados Unidos. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Anéis de Saturno vão sumir em 2025? Não é bem assim
  • Chrysalis: lua destruída por Saturno pode ter gerado os anéis do planeta

Apesar de planetas e até asteroides terem anéis, os astrônomos ainda não encontraram nenhuma lua em nosso Sistema Solar cercada por estas estruturas — o que é estranho, já que os processos físicos que criam os anéis podem ocorrer em planetas e em seus satélites. 

Pensando nisso, o astrofísico Mario Sucerquia decidiu analisar se luas realmente poderiam ter anéis estáveis. Os resultados, publicados em 2022, mostraram que teoricamente as luas isoladas poderiam, sim, serem cercadas por anéis estáveis. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Saturno tem anéis feitos de pequenas partículas de gelo e rocha (Imagem: NASA, ESA/A. Simon/M.H. Wong/OPAL team)

Só que o estudo não considerou os efeitos gravitacionais causados por planetas e seus respectivos satélites naturais. Assim, em um novo estudo, Sucerquia e seus colegas trabalharam com cinco conjuntos de luas esféricas e planeta, e simularam como os anéis se comportariam ao longo de um milhão de anos.

A equipe esperava descobrir que os anéis eram instáveis, mas não foi o que aconteceu: na verdade, o modelo mostrou que algumas luas poderiam ter anéis bastante estáveis — a nossa, por exemplo, tinha 95% de chances de abrigar um sistema de anéis estáveis. 

“Não prevíamos que luas em um ambiente gravitacional hostil, com muitas outras luas e planetas perturbando seus anéis, ainda manteriam a estabilidade”, explicou Sucerquia ao Live Science. Eles notaram que os ambientes hostis não destruíram os anéis, mas que “os dotaram de grande beleza ao criar estruturas como lacunas e ondas, semelhantes às observadas nos anéis de Saturno”. 

E, afinal, por que as luas não têm anéis atualmente? Para os autores, a resposta está na radiação solar e nas partículas eletricamente carregadas dos campos magnéticos dos planetas que estas luas orbitam. No entanto, nem todos os cientistas concordam com os resultados. 

Tiscareno, por exemplo, acredita que os anéis provavelmente teriam sido rompidos pela gravidade das suas próprias luas. Portanto, se nossa Lua teve anéis em algum momento, eles provavelmente caíram em sua superfície.

Leia também:

Anéis de Saturno podem ser tão velhos quanto o planeta; entenda

Evidências sugerem que Terra já teve anéis como Saturno

Vídeo: Curiosidades da Lua

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.