Ao que tudo indica, a Intel planeja lançar mais uma atualização dos processadores Raptor Lake-H, para notebooks gamer, sob novo selo Intel Core 200H. A nova marca faz paralelo à nova linha de CPUs mainstream que chega à segunda geração com os Arrow Lake Intel Core Ultra 200.
- Review Intel Core i9-14900K e i5-14600K | Tímida, 14ª geração é igual à 13ª
- Notebooks com Intel Core Ultra | 7 detalhes que você precisa saber
No caso dos processadores Arrow Lake, o movimento já era esperado, passando dos atuais Core Ultra 7 155H para Core Ultra 7 255H, por exemplo. Contudo, segundo o leaker Golden Pig Upgrade, a Intel ainda não pretende aposentar os chips não-Ultra para o segmento de notebooks gamer.
Caso a informação se confirme, a série Raptor Lake-H irá receber mais uma atualização e otimização, adotando uma nova marca visando, não necessariamente, uma melhoria de desempenho, mas um reposicionamento de mercado.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Microarquitetura mais madura e barata
Isso porque tanto os chips Meteor Lake quanto Arrow Lake são bem mais caros por conta dos processos de fabricação Intel 4 e Intel 20A, respectivamente em 7 nm e 5 nm. Considerando ainda que a Intel está avançando rapidamente na evolução de suas microarquiteturas, já é esperado que os processadores mais avançados sejam destinados a nichos premium em suas primeiras gerações.

Sendo assim, faz sentido continuar a produzir chips não-Ultra para manter a relevância nos demais segmentos. Considerando que o processo Intel 7, em 10 nm é basicamente o mesmo desde os chips Alder Lake, a litografia já está bem mais madura, com bom índice de rendimento dos wafer de silício.
Dessa forma, o rebranding dos Raptor Lake-H para Intel Core 200H acompanhado de um segundo refresh da arquitetura deve viabilizar processadores móveis para notebooks gamer a um preço relativamente mais acessível.
- 🛒 Compre notebook gamer com CPU Intel Core pelo melhor preço!
- 🛒 Compre processador Intel Core pelo melhor preço!
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Remédios ficam mais caros no Brasil, com reajuste de até 4,5%
- Lúpulo tem ação antiviral contra chikungunya e oropouche
- 20 anos de Gmail | A “pegadinha” que mudou o e-mail para sempre
- Instagram caiu | Rede desconecta contas e impede novo login
- “Não imprima boletos”, alerta Febraban sobre golpe que altera códigos de barras
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente