Neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí foi acionado via COBOM para atender uma ocorrência de incêndio em uma loja comercial no município. Ao chegarem ao local, os bombeiros confirmaram a presença de fumaça intensa saindo do interior do imóvel.
A guarnição realizou o dimensionamento da cena e iniciou o gerenciamento dos riscos, auxiliando o responsável pelo imóvel na abertura da porta de esteira. A entrada foi concluída de forma controlada para garantir acesso seguro à edificação.
Foco estava no mezanino e havia risco de gases inflamáveis
Com uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e respiratória (EPR), os bombeiros progrediram com uma linha de ataque até o foco do incêndio, que estava concentrado no mezanino da loja, nas proximidades de uma escada caracol. Apesar das chamas não serem intensas, o ambiente apresentava muito calor e alta concentração de fumaça.
O sistema de ventiladores foi utilizado para dispersar os gases, porém, como a loja não possuía aberturas adicionais, a fumaça e os gases inflamáveis permaneceram no ambiente. Diante disso, a equipe realizou a abertura de parte da parede externa do mezanino com o uso de martelete e marreta, possibilitando a saída dos gases acumulados.
Combate e rescaldo concluídos após dispersão dos gases
Durante o combate, as chamas chegaram a retornar por conta da atmosfera carregada de gases inflamáveis e pouca ventilação. Somente após um tempo suficiente para a dispersão do material, o incêndio foi totalmente extinto.
Em seguida, foi realizado o rescaldo para garantir que não houvesse reignição. A rápida resposta da equipe evitou que o incêndio se alastrasse para outras partes da edificação. Não houve registro de vítimas.