Os pedidos dos deputados do Rio e SP ao provável sucessor de Lira

Favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) escutou demandas da bancada paulista durante jantar na segunda-feira (28/1), em São Paulo.

Segundo apurou a coluna, um dos pedidos dos deputados paulistas foi para que o provável futuro presidente da Câmara ajude a derrubar vetos de Lula ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados, o Propag.

4 imagens

Hugo Motta é favorito para ocupar o lugar de Arthur Lira
Lira vai deixar a presidência Câmara
1 de 4

Hugo Motta escutou pedidos de colegas durante jantar organizado pela bancada paulista

2 de 4

3 de 4

Hugo Motta é favorito para ocupar o lugar de Arthur Lira

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

4 de 4

Lira vai deixar a presidência Câmara

Divulgação

Os deputados paulistas também pediram que Hugo Motta avalie formas de compensar o estado de São Paulo na reforma tributária, por causa de benefícios concedidos à Zona Franca de Manaus.

Os parlamentares de São Paulo ainda falaram sobre questões ligadas ao controle de emendas e pediram para que o futuro presidente da Câmara paute propostas ligadas ao empreendedorismo.

Pedidos da bancada do Rio

Nesta terça-feira (28/1), Motta terá um jantar com deputados da bancada do Rio de Janeiro. Como noticiou a coluna, o governador Claudio Castro (PL) e o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), devem participar.

Parlamentes do Rio ouvidos pela coluna disseram que também devem abordar a questão dos vetos de Lula ao Propag durante a reunião com o candidato favorito à presidência da Câmara.

A bancada pretende abordar ainda a decisão do  STF que pede para que o Congresso Nacional apresente um cálculo atualizado sobre o número de deputados federais que poderão ser eleitos por cada estado.

A medida, como noticiou o Metrópoles, pode fazer com que o Rio fique com menos quatro cadeiras na Casa. A bancada fluminense pedirá a Motta que evite essa perda de vagas para o estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.