Premiê do Canadá recua e anuncia acordo com Trump para pausar tarifas

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse ter chegado a um acordo com Donald Trump para suspender tarifas entre os dois países por trinta dias. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3/1), um dia após as taxas dos Estados Unidos de 25% sobre produtos canadenses entrarem em vigor.


Guerra tarifária

  • Depois da Colômbia, Canadá, México e China foram os alvos da guerra tarifária de Donald Trump
  • No último sábado (1º/1), o presidente dos EUA cumpriu as ameaças e anunciou tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e México. A China foi taxada em 10%.
  • De acordo com o presidente norte-americano, a medida busca pressionar os três países contra a entrada de drogas nos EUA e a imigração ilegal.

Em uma publicação no X, Trudeau revelou ter conversado com Trump por telefone. Após a pressão econômica do líder norte-americano, o premiê do Canadá recuou e anunciou um plano de US$ 1 bilhão para reforçar a fronteira entre os dois países.

Antes, Trudeau chegou a ameaçar impor tarifas de 25% sobre produtos vindos dos EUA.

“Acabei de ter uma boa ligação com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano de fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentani. Quase 10.000 funcionários da linha de frente estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira”, disse o primeiro-ministro canadense no comunicado.

Em atualização. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.