Steam Deck 2 vem aí? Driver da Valve indica console com GPU AMD RDNA 4

A AMD já confirmou que o foco inicial com as novas GPUs RDNA 4 está em placas de vídeo para PCs desktop, mas um novo rumor diz que a Valve pode estar trabalhando em seu novo Steam Deck com uma GPU Radeon RX 9070. Segundo o leaker extas1s, a companhia de Gabe Newell estaria preparando novos drivers para esses chips gráficos.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
    Entenda a nomenclatura das placas de vídeo AMD Radeon
  • 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso

 

O conhecido leaker handledeck.comafirma que a “Valve está se esforçando muito nos drivers para essas GPUs RX 9070 com RDNA 4”.

A AMD ainda não anunciou novas iGPUs (GPUs mobile) dessa geração e a maior implementação nesse sentido está na série Ryzen AI Max+ Pro 300, voltada para workstations. O SKU topo de linha, o Ryzen AI Max+ PRO 395, oferece uma Radeon 8060S com 40 CUs baseados em RDNA 3.5.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

AMD RDNA 4 ainda é um mistério

Até o momento, ainda não sabemos detalhes sobre as GPUs RDNA 4, mas, baseado em alguns rumores e até demonstração apresentada no estande da AMD na CES 2025, sabemos que a Radeon RX 9070 XT, chip topo de linha dessa série, entrega desempenho entre a GeForce RTX 4070 Ti SUPER e a RTX 4080 SUPER.

Em outubro de 2024, a Valve disse que não seguiria a tendência do mercado em lançar uma nova geração por ano, como já aconteceu com os consoles portáteis ASUS ROG Ally e Lenovo Legion Go, entre vários outros de fabricantes chinesas, já que prefere esperar por um avanço significativo no nível de desempenho dos novos hardware.

Veja mais do CTUP:

  • Fila de espera pela GeForce RTX 5090 pode chegar a 4 meses
  • CPUs AMD Ryzen 9 9950X3D e 9900X3D chegam em março com GPUs RDNA 4
  • Nintendo Switch supera 150 milhões de unidades vendidas e se aproxima do PS2

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.