Ressaltando diálogo e parceria, deputados retomam atividades na CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou os trabalhos nesta terça-feira (4/2), após 55 dias de recesso. Dezoito dos 24 deputados estiveram presentes na primeira sessão ordinária de 2025.

Ao iniciar a reabertura, o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), falou em mobilização política para seguir garantindo direitos da população do DF e ressaltou a importância do diálogo entre base e oposição.

Representando o Governo do DF (GDF), a vice-governadora Celina Leão (PP) relembrou os tempos de deputada distrital, mencionou a importância da democracia para o bom funcionamento dos poderes e citou feitos do Executivo em parceria com o Legislativo nos últimos anos, como as nomeações de policiais e profissionais de educação.

“A maior nomeação de policiais foi no nosso governo, algo construído, inclusive, com a Câmara Federal. E vamos nomear mais, podem ter certeza”, prometeu.

A vice-governadora ressaltou, ainda, que entende o significado da educação pública. “Nós fizemos a maior nomeação da história da educação do DF, dentro do que podíamos, em termos de orçamento. E nós queremos nomear mais, quero deixar esse registro”, afirmou a vice-governadora.

“Às vezes, as pessoas acreditam que uma contaminação ideológica pode ser maior que o bem-estar das pessoas. Mas isso são pessoas pequenas, que não acreditam em uma construção coletiva. Foi nesta Casa que aprendi que, mesmo com um ‘não’ do governo, a gente batalhava e ia atrás do ‘sim’ através de articulação.”

Entre as autoridades que compuseram a mesa diretora, estava o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel. Foi a primeira vez que a Defensoria Pública do DF marcou presença na abertura do ano legislativo na CLDF, como destacou Chupel em discurso. “Isso é um sinal de respeito às pessoas mais vulneráveis do DF. É notável a convergência dos objetivos da DPDF e do Poder Legislativo, ambas as instituições se dedicam muito a promover a justiça social e que todo cidadão tenha garantida sua cidadania e dignidade.”

Além de Celina, Wellington Luiz e Chupel, estiveram na mesa diretora o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha; o presidente do Tribunal de Justiça (TJDFT), Waldir Leôncio Jr.; o procurador-geral de Justiça, George Seigneur; e a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania).

Profissionais de setores como saúde e segurança pública assistiram à reabertura direto do plenário. O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), por exemplo, estendeu faixas pedindo simetria salarial entre a PCDF e a Polícia Federal (PF). “Confiamos no apoio do Legislativo e aguardamos que o governador cumpra o compromisso assumido com a categoria”, afirmou o presidente do Sinpol-DF, Enoque de Freitas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.